Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira

Investidores monitoram nesta quarta (6) depoimento do presidente do Fed no Capitólio e a divulgação do Livro Bege, ambos nos EUA

O presidente do Fed Jerome Powell
06 de Março, 2024 | 09:04 AM

Bloomberg Línea — Os investidores monitoram nesta quarta-feira (6) a divulgação do Livro Bege e o depoimento de Jerome Powell no Capitólio, em busca de sinais que possam indicar os próximos passos do Federal Reserve (Fed).

Na China, os principais funcionários econômicos defenderam o plano nacional de crescer a economia em cerca de 5% este ano, um dia após o ambicioso objetivo ser recebido com ceticismo por alguns economistas devido à percepção de falta de apoio político suficiente.

No Japão, funcionários do banco central estão ficando mais confiantes sobre a força do crescimento salarial, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, um desenvolvimento que apoia a visão entre traders e economistas de que o BOJ irá abandonar sua taxa de juros negativa em março ou abril.

No cenário corporativo, a Tesla (TSLA) tem enfrentado dias difíceis e pode perder US$ 76 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias, diante de notícias negativas da China e Alemanha.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (6):

1. Powell discursa

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve reforçar sua mensagem de que não há pressa para cortar as taxas de juros, especialmente após dados frescos de inflação mostrarem que as pressões de preços persistem.

O chefe do banco central dos EUA e quase todos os seus colegas afirmaram nas últimas semanas que podem se dar ao luxo de ser pacientes ao decidir quando cortar as taxas, dada a força da economia dos EUA.

PUBLICIDADE

“O perigo de agir muito cedo é que o trabalho ainda não está totalmente concluído, e que as leituras realmente boas que tivemos nos últimos seis meses de alguma forma acabem não sendo um verdadeiro indicador de para onde a inflação está indo”, disse Powell em entrevista à rede CBS em 1º de fevereiro.

2. Tesla

As ações da Tesla caminham para perdas de US$ 76 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias, elevando as preocupações sobre a trajetória de crescimento da empresa.

Os envios da fábrica da Tesla em Xangai caíram em fevereiro para o nível mais baixo em mais de um ano, afetando as ações da fabricante de automóveis, que caíram até 5,6% na terça-feira (5), após fecharem com queda de 7,2% na segunda (4).

As ações foram ainda mais prejudicadas por uma fraca perspectiva para as entregas e uma interrupção na produção na fábrica da Tesla na Alemanha, que foi atingida por um incêndio. Além disso, pelo menos um analista que cobre a Tesla reduziu suas estimativas de entrega para o primeiro trimestre devido a dados de onze países europeus e atualizações da China.

“Não nos surpreenderia se as estimativas começassem a ser revisadas para baixo diante dos resultados, se os dados globais continuarem confirmando o início lento que vimos nos primeiros dois meses de 2024″, disse Matthew Portillo, analista da TPH&Co., que rebaixou suas projeções para a companhia.

3. Mercados

As ações europeias e os futuros de Wall Street avançam nesta quarta-feira à espera das falas de Jerome Powell.

O índice Stoxx 600, da Europa, subia cerca de 0,3% por volta das 9h (horário de Brasília), enquanto os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 tinham alta de até 0,7% no mesmo horário.

PUBLICIDADE

Na Ásia, as ações de Hong Kong se recuperaram na quarta-feira, impulsionadas pelas gigantes chinesas de tecnologia Alibaba Group (BABA) e Tencent Holdings, enquanto a JD.com disparou antes de seus resultados do quarto trimestre.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Com lideranças consolidadas, Superterça aponta dificuldades que Trump e Biden terão na eleição

Folha de S. Paulo: Trump vence em 14 de 15 estados nas primárias da Super Terça

O Globo: Vitórias gordas de Biden e Trump na Super Terça encerram ‘treinos’ e republicano tem vantagem

Valor Econômico: Com rali de debêntures, fundos de crédito privado elevam ganhos

5. Agenda

Brasil:

  • 9h: Produção Industrial
  • 10h: Produção de Veículos
  • 10h: Vendas de Veículos
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro
  • 15h: Balança Comercial

Estados Unidos:

  • 10h15: Variação de Empregos Privados ADP
  • 12h: Depoimento de Powell, Presidente do Fed
  • 12h: Ofertas de Emprego JOLTs
  • 12h30: Estoques de Petróleo Bruto
  • 12h30: Estoques de Petróleo em Cushing
  • 14h: Discurso de Mary Daly, Membro do Fomc
  • 15h: Atlanta Fed GDPNow
  • 16h: Livro Bege
  • 17h15: Discurso de Kashkari, membro do Fomc
Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.