Bloomberg — As ações europeias avançaram no início desta quarta-feira (27) com o foco voltado para a divulgação dos resultados da Nvidia, que devem dar pistas sobre as perspectivas da demanda por inteligência artificial no mundo.
Pelo lado político, investidores continuam monitorando os acontecimentos nos EUA, com a disputa entre Donald Trump e o Federal Reserve, e na França, com enfraquecimento do governo.
Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 apresentaram pouca variação. A Nvidia subiu 0,4% no pré-mercado.
A gigante fabricante de chips deve fornecer pistas sobre a sustentabilidade dos investimentos em inteligência artificial e sobre como a rivalidade entre EUA e China está limitando o crescimento.
O Índice Stoxx Europe 600 subiu 0,3% em Londres. As ações de mineração e de consumo tiveram desempenho superior, enquanto as ações de produtos químicos foram as maiores retardatárias. O índice CAC 40 da França subiu 0,3%, depois de cair por dois dias consecutivos devido a uma convocação surpresa para um voto de confiança.
Em ações individuais, a Givaudan caiu até 3,2%, já que a empresa disse que Gilles Andrier se aposentaria de seu cargo de diretor executivo.
As ações europeias caíram esta semana, já que o primeiro-ministro francês, François Bayrou, chocou os mercados na segunda-feira ao pedir um voto de confiança. O índice de referência recuou depois de superar brevemente o recorde de alta de março na sexta-feira.
“O foco de hoje estará nos lucros da Nvidia, que provavelmente definirão o tom para ativos de risco nos próximos dias”, disse Mohit Kumar, estrategista-chefe europeu da Jefferies International.
“No geral, continuamos otimistas com o setor de tecnologia, pois acreditamos que estamos apenas nas fases iniciais do ciclo de negócios da IA. Nossa preocupação com as ações ainda é o posicionamento. Aguardaremos um pouco de recuperação.”
O dólar subiu 0,3% em relação às principais moedas, recuperando a perda de terça-feira após a iniciativa do presidente Donald Trump de destituir a diretora do Fed Lisa Cook. Os títulos do governo se estabilizaram após a queda na terça-feira da dívida de longo prazo dos EUA com a França e o Reino Unido.
A incerteza sobre a capacidade da Nvidia de fazer negócios na China ameniza o entusiasmo. O governo americano restringiu o acesso da China aos produtos da Nvidia por motivos de segurança nacional. Embora o governo Trump tenha recentemente flexibilizado algumas dessas restrições à exportação, Pequim pressionou os clientes domésticos a buscar fornecedores alternativos.
“Os resultados da Nvidia transcendem a empresa, tornando-se um barômetro da atividade macroeconômica, um talismã para o setor de inteligência artificial e um ponto crítico de pressão para a geopolítica global”, escreveu Kyle Rodda, analista sênior de mercado da Capital.com em Melbourne.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de quarta-feira (27 de agosto):
- Porsche busca CEO. A Porsche iniciou a busca por um novo CEO para substituir Oliver Blume em meio à crescente pressão dos investidores para que ele abandone sua dupla função e se concentre em consertar a Volkswagen AG, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.
- Lego dobra a aposta na Ásia. Depois de apresentar números recordes de vendas semestrais na quarta-feira, a Lego disse que manteria seu ímpeto dobrando a aposta no mercado asiático. A fabricante dinamarquesa de brinquedos anunciou uma receita de US$ 5,4 bilhões, acima das rivais Mattel e Hasbro e do seu próprio resultado no ano anterior.
- SpaceX é aprovada em teste-chave. O foguete Starship da SpaceX foi lançado ao espaço e implantou satélites pela primeira vez antes de sobreviver à maior parte de sua jornada para a Terra, alcançando novos marcos tecnológicos depois de um ano de contratempos. A missão garantiu uma vitória muito necessária para a empresa liderada por Elon Musk, depois que as dificuldades nos testes de voo levantaram dúvidas sobre a capacidade da Starship de atingir os objetivos do bilionário.

🔘 As bolsas na terça-feira (26/08): Dow Jones Industrials (+0,30), S&P 500 (+0,41%), Nasdaq Composite (+0,44%), Stoxx 600 (-0,83%), Ibovespa (-0,18%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Qualcomm aposta em IoT, edge IA e notebooks para ir além do mobile em LatAm
©2025 Bloomberg L.P.
© 2025 Bloomberg L.P.