Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 30 de julho

Investidores aguardam ‘Super quarta’ com expectativa; a futura sucessora da dinastia Ford; na Starbucks, resultados abaixo do esperado ampliam cobranças sobre novo CEO e mais

BCB
30 de Julho, 2025 | 08:40 AM

Os futuros das ações em Nova York operavam em leve alta nesta quarta-feira (30), à espera da decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros e enquanto os investidores acompanham a agenda de balanços de grandes empresas.

No Brasil, investidores aguardam a decisão da taxa de juros do Copom, que será divulgada nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado, às 18h30.

PUBLICIDADE

“Não esperamos que o Fed corte as taxas, mas será extremamente interessante ver como Powell vai lidar com a pressão constante da Casa Branca”, disse Joachim Klement, estrategista da Panmure Liberum.

“Os acordos comerciais mais recentes tendem a pressionar ainda mais a inflação nos EUA, reduzindo o espaço do Fed para cortar juros no curto prazo.”

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (30 de julho):

PUBLICIDADE

1. A futura sucessora da dinastia Ford

A mulher que um dia poderá liderar a Ford Motor estava pronta para causar uma boa impressão.

Alexandra Ford English subiu ao palco de uma conferência política em Michigan em maio ao lado de seu pai, Bill Ford, presidente executivo da montadora e bisneto do fundador.

Os dois não falavam juntos em público desde que English, 37 anos, entrou para o conselho da Ford em 2021, após vários anos na equipe da empresa, bem como passagens pela GAP e pela Tory Burch. Para os investidores, foi uma rara chance de avaliar a próxima geração.

PUBLICIDADE

A família Ford liderou a montadora durante todas as décadas de sua história de 122 anos, com exceção de duas, em meio a guerras, recessões e períodos de expansão.

Agora, a empresa enfrenta um futuro perigoso, com a guerra comercial de Donald Trump que embaralha as cadeias de suprimentos e aumenta os custos, enquanto rivais chineses em rápido crescimento saem na frente na tecnologia de veículos elétricos e ameaçam tomar o futuro do transporte.

Analistas veem English como uma possível sucessora de seu pai algum dia, sem que nenhum outro candidato óbvio tenha surgido até o momento. Mas ela também é uma desconhecida, tendo dado poucas entrevistas até o momento.

PUBLICIDADE

⇒ Leia mais: Dinastia bilionária da Ford avança em sucessão sob pressão de tarifas e elétricos

2. Na Starbucks, resultados abaixo do esperado ampliam cobranças sobre novo CEO

As vendas e o lucro da Starbucks caíram mais do que o previsto, sinalizando que um plano para reavivar o crescimento, acelerando o serviço e tornando as cafeterias mais acolhedoras, ainda não deu frutos.

As vendas comparáveis recuaram 2% no terceiro trimestre fiscal, enquanto os analistas consultados pela Bloomberg News previam uma queda de 1,5%. Os lucros, excluindo alguns itens, foram de 50 centavos de dólar por ação, bem abaixo da estimativa média de 65 centavos.

A Starbucks está tentando se recuperar após uma série atípica de quedas nas vendas nas mesmas lojas no último ano e meio.

Leia também: Na Starbucks, resultados abaixo do esperado ampliam cobranças sobre novo CEO

3. Mercados

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuou ligeiramente, com as ações do HSBC Holdings caindo 5,1% após o lucro do banco ficar abaixo das expectativas.

Já o UBS Group subiu após superar as projeções. Os futuros de ações dos EUA operavam perto da estabilidade, enquanto um índice de ações asiáticas registrava alta.

É amplamente esperado que os diretores de política monetária do Fed mantenham as taxas inalteradas pela quinta reunião consecutiva, mesmo sob pressão contínua de Trump para que o presidente do banco central, Jerome Powell, reduza os custos de empréstimos.

Investidores estarão atentos a qualquer sinal de maior disposição do Fed em adotar uma postura mais branda na reunião de setembro.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Líder do governo no Senado, Jaques Wagner descarta conversa entre Lula e Trump até 1º de agosto

Folha de São Paulo: Tsunami atinge regiões do Japão e da Rússia após terremoto de magnitude 8,8

Valor Econômico: Tarifas de Trump aceleram planos de indústrias nos Estados Unidos

O Globo: Governo espera manifestação do representante de Comércio dos EUA para avançar em negociação

5. Agenda

Brasil

  • 18:30 - Anúncio da Taxa de Juros (%)

EUA

  • 15:00: FOMC - Decisão da taxa de juros (%)

-- Com informações da Bloomberg News.