Por que o unicórnio dLocal desabou mais 50% após relatório que aposta na queda

Casa de análise Muddy Waters apontou supostos conflitos e alterações nas contas da empresa uruguaia, além da venda de ações por seus executivos logo após IPO

Entre esses sinais estão irregularidades nas contas da empresa
Por Nishant Kumar e Laura Benitez
17 de Novembro, 2022 | 12:34 PM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — Carson Block, CEO e proprietário da Muddy Waters Capital, escolheu o unicórnio uruguaio dLocal (DLO) como sua última aposta de baixa, citando uma série de irregularidades como potenciais sinais de alerta. Na esteira do anúncio da empresa, as ações da dLocal caíram mais de 50% na quarta-feira (16). Nesta quinta, as ações operava em queda de 8,64% por volta das 12h30 (horário de Brasília).

Conflitos e alterações nas contas da empresa, bem como a venda de ações por parte de gerentes logo após sua oferta pública inicial, levaram a empresa de Carson Block a rebaixar ao dLocal, disse o executivo em uma apresentação na conferência Sohn em Londres na quarta-feira.

“A dLocal se orgulha de ser um caso atípico, sim, eles têm margens mais altas e crescimento mais rápido que o resto, mas como fazem isso?”, disse Block a uma audiência de investidores na Mayfair de Londres.

Um representante da dLocal não respondeu imediatamente aos e-mails enviados pela Bloomberg News perguntando sobre o assunto.

PUBLICIDADE

Após os comentários do Block, as ações da empresa de Montevidéu e negociada nos Estados Unidos caíram, e o volume de negociação aumentou.


Ações da dLocal despencaram após comentários de Blockdfd

A Muddy Waters divulgou um relatório em seu site citando conflitos de interesse em como a empresa auditou suas subsidiárias no Reino Unido.

Estamos preocupados com os controles dos fundos dos clientes dentro desta empresa”, disse Block.

PUBLICIDADE

Os acionistas da dLocal incluem fundos de hedge como a D1 Capital Partners e a Tiger Global Management, segundo dados compilados pela Bloomberg com base em registros regulatórios até 30 de setembro.

O índice de ações a descoberto da dLocal era de 5,3% de suas ações em circulação, de acordo com os dados compilados pela IHS Markit.

Block, advogado e natural de Nova York, fundou a Muddy Waters em 2010 em Xangai e conquistou sua reputação como short seller há quase uma década, visando empresas chinesas listadas nos Estados Unidos que, segundo ele, eram fraudes.

Leia também

Lula volta a criticar regra fiscal: ‘Vai aumentar o dólar e cair a Bolsa? Paciência’