Varíola dos macacos: Europa começa a receber vacinas para conter surto

Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde da UE adquiriu mais de 100 mil doses, que começam a chegar ao público

Anteriormente confinado aos países em desenvolvimento, o vírus chegou à Europa e aos Estados Unidos
Por James Paton
28 de Junho, 2022 | 10:38 AM

Bloomberg — As autoridades de saúde da União Europeia afirmaram que a primeira dose de vacina entre as mais de 100 mil adquiridas em resposta ao surto de varíola dos macacos será entregue aos estados membros.

Um carregamento inicial de 5,3 mil doses da Bavarian Nordic chegarão à Espanha, e Portugal, Alemanha e Bélgica serão os próximos países a receber doses, segundo declaração da Comissão Europeia nesta terça-feira (28). Outras entregas das doses adquiridas pela nova Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde da UE (HERA, na sigla em inglês) serão realizadas em julho e agosto, segundo a declaração.

O vírus, semelhante ao da varíola comum, circulou em países em desenvolvimento por anos, mas chegou à Europa e aos Estados Unidos nos últimos meses. O atual surto de varíola dos macacos foi observado entre homens que fazem sexo com outros homens, mas a preocupação com outros grupos vem crescendo conforme o número de casos aumenta.

É a primeira vez que a UE, por meio da HERA, está comprando e doando vacinas a estados membros, disse na declaração a Comissária para Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides. “Com o funcionamento da HERA, a UE reforçou de forma significativa sua capacidade de responder e resolver novas ameaças à saúde”, disse.

PUBLICIDADE

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

O que esperar do novo CEO da Petrobras; estatal anuncia venda de refinarias