Saúde

Mandato de máscara em aviões e trens nos EUA é derrubado por juíza federal

Juíza distrital Kathryn Kimball Mizelle instruiu o CDC, o órgão de vigilância e controle de doenças do país, a reverter a política

A Flórida e outros estados liderados por republicanos entraram com uma ação semelhante em março buscando derrubar o mandato da máscara
Por Erik Larson e Steve Stroth
18 de Abril, 2022 | 04:14 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Uma juíza federal da Flórida revogou a obrigatoriedade de uso de máscaras do governo dos EUA no transporte público, desferindo um golpe no governo Biden, à medida que a luta contra a pandemia de covid-19 segue no país.

A juíza distrital dos EUA Kathryn Kimball Mizelle em Tampa desocupou o mandato da máscara em todo o país e instruiu o CDC, o órgão de vigilância e controle de doenças, a reverter a política. A ação foi movida pelo Health Freedom Defense Fund.

A decisão ocorre quando os estados dos EUA diminuíram as restrições após uma queda geral no número de casos em relação ao pico de janeiro causado pela variante ômicron do coronavírus. Quase um milhão de americanos morreram de covid nos últimos dois anos, e centenas continuam a morrer todos os dias.

A Flórida e outros estados liderados por republicanos entraram com uma ação semelhante em março buscando derrubar o mandato da máscara, uma luta que opôs o presidente Joe Biden contra o governador da Flórida, Ron DeSantis, um crítico feroz dos mandatos de pandemia. Os estados acusaram o governo de ignorar “perda atrás de perda” no tribunal e de ter “desprezo absoluto” pelos limites de seu poder.

PUBLICIDADE

O CDC anunciou na semana passada que estenderia a proibição por duas semanas, até 3 de maio, ao pesar dados sobre casos de covid-19 e hospitalizações causadas pela subvariante BA.2. A extensão é mais curta do que as anteriores, sinalizando que a agência estava se aproximando de uma posição para levantá-la completamente.

O Departamento de Justiça e o CDC não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a decisão.

--Com a colaboração de Josh Wingrove e Chris Strohm

Leia também

PUBLICIDADE

‘In careca we trust’: Analista de câmbio vira sensação no Brasil

Conheça a gigante de pagamentos de US$ 3 bilhões criada por gamer

PUBLICIDADE