PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Lockdown na China traz nova ameaça à oferta global de aço

Região de Tangshan tem papel fundamental na indústria siderúrgica chinesa e responde por uma parcela significativa da produção nacional

Confinamento em Tangshan torna o cenário para a indústria siderúrgica global ainda mais complexo
Por Annie Lee
23 de Março, 2022 | 09:28 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O principal polo siderúrgico da China entrou em lockdown para conter a Covid-19, aumentando as incertezas sobre a oferta global e elevando os preços.

Em Tangshan, na província de Hebei, no norte do país, os moradores estão proibidos de sair. As restrições temporárias foram anunciadas na terça-feira à noite. A região tem papel fundamental na indústria siderúrgica chinesa — a maior do mundo — e responde por uma parcela significativa da produção nacional.

PUBLICIDADE

Diante da aceleração do contágio em Tangshan nos últimos dias, participantes do mercado alertaram que restrições mais rigorosas à circulação de pessoas ou veículos poderiam impactar a produção de aço, deixando usinas com matéria-prima insuficiente ou excesso de estoques. Os contratos futuros de minério de ferro recuaram com o risco de queda na demanda.

O confinamento em Tangshan torna o cenário para a indústria siderúrgica global ainda mais complexo. Rússia e Ucrânia são grandes exportadoras de aço e a interrupção das vendas pelos dois países está por trás de uma forte alta dos preços, especialmente na Europa. Ao mesmo tempo, a indústria lida com o aumento de diversos custos, como eletricidade e carvão coque.

Outras cidades chinesas também enfrentam problemas logísticos enquanto o país luta contra seu pior surto de coronavírus em dois anos. O tamanho do impacto na indústria siderúrgica vai depender da duração e da abrangência do lockdown em Tangshan e do avanço da doença em outras regiões produtoras de aço.

PUBLICIDADE

“O transporte é afetado pela pandemia e mais usinas siderúrgicas em Tangshan e Shanxi estão passando por manutenção, reduzindo a demanda por matéria-prima no curto prazo”, segundo relatório da Galaxy Futures.

Até agora, a reação dos preços foi moderada. O tarugo de aço produzido em Tangshan está apenas um pouco mais caro do que na semana passada. Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura tiveram alta nesta quarta-feira, reduzindo a perda acumulada na semana para 2,6%. Os preços de vergalhões e bobinas laminadas a quente subiram em Xangai.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

CEO do Goldman Sachs será DJ no Lollapalooza de Chicago

Elon Musk inaugura primeira fábrica na Europa e Tesla volta a valer US$ 1 tri

PUBLICIDADE