PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa oscila enquanto bolsas internacionais pressionam para baixo

Mercados externos têm mais um dia de atenções voltadas para os desdobramentos entre Rússia e Ucrânia

Os dados divulgados na manhã de hoje (18) pelo IBGE ajudam no bom humor doméstico
18 de Março, 2022 | 10:51 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O principal índice da bolsa brasileira opera com instabilidade na manhã desta sexta (18), com pressão do recuo dos mercados acionários no exterior, com atenções voltadas para a situação entre Rússia e Ucrânia.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, iniciaram um telefonema observado de perto na manhã desta sexta-feira, o primeiro desde a invasão da Ucrânia pela Rússia no mês passado. A ligação, que começou pouco depois das 9h00, horário de Washington (10h00 do horário de Brasília), é uma oportunidade para Biden avaliar onde Pequim está na guerra e como Xi vê o papel de seu país, depois que algumas autoridades chinesas emitiram declarações conflitantes sobre seu apoio à Ucrânia e à Rússia.

Veja mais: Xi sinaliza ajustes à política de covid com economia sob tensão

PUBLICIDADE

O Ministério das Finanças da Rússia disse que os pagamentos de cupons em títulos de dois dólares são com o Citigroup e que o país cumpriu suas obrigações com os investidores, mesmo que os detentores de títulos na Europa digam que ainda não receberam o dinheiro.

  • Perto das 10h40, o Ibovespa (IBOV) subia 0,15%, a 113.250 pontos
  • O dólar subia 0,39%, a R$ 5,06. Os vencimentos de juros recuavam, exceto pelo DI para janeiro próximo, que operava estável a 12,925%
  • Nos EUA, o Dow Jones caía 0,46%, o S&P 500, 0,27%, e o Nasdaq, 0,09%

Contexto interno

Os dados divulgados na manhã de hoje (18) pelo IBGE ajudam no bom humor doméstico.

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2022. No trimestre anterior, a taxa de desemprego era de 12,1%.

A pesquisa também mostra que aproximadamente 95,4 milhões de pessoas estavam ocupadas, uma alta de 1,6%. Já o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 55,3%, mais 0,7 ponto percentual frente ao trimestre anterior.

Leia também

PUBLICIDADE

Como os influenciadores ganham dinheiro no TikTok?

Fintech brasileira adota piso salarial de R$ 7 mil para toda a empresa

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.