PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Viagens

Irlanda celebra São Patrício pela primeira vez desde a pandemia

O evento deste ano será “o maior em escala e ambição até hoje”, segundo os organizadores

Ireland
Por Peter Flanagan
07 de Fevereiro, 2022 | 08:04 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Irlanda planeja realizar as comemorações do Dia de São Patrício pela primeira vez em três anos, mais um sinal de retorno da vida à normalidade em meio à pandemia de coronavírus.

O festival de cinco dias em Dublin, que acontece em torno do feriado de São Patrício em 17 de março, foi um dos primeiros grandes eventos a ser cancelado em março de 2020, quando a covid-19 tomou conta do mundo. O evento deste ano será “o maior em escala e ambição até hoje”, segundo os organizadores.

PUBLICIDADE

Seu retorno ocorre depois de a Irlanda abandonar a maioria das restrições restantes em janeiro, em meio ao declínio de infecções da variante ômicron. Eventos menores ocorrerão em outros lugares do país no próprio feriado.

“Esta celebração do nosso dia nacional envia a mensagem em alto e bom som: a Irlanda está novamente aberta ao turismo”, disse a ministra da Cultura Catarina Martin, em um comunicado na segunda-feira.

O retorno do festival será um impulso para o setor de hospitalidade, que foi atingido por sucessivos bloqueios e outras restrições. Antes da pandemia, os organizadores do festival estimavam seu benefício econômico em mais de 73 milhões de euros (US$ 83,4 milhões). Neste ano, 18 de março também será feriado na Irlanda em reconhecimento aos esforços das pessoas durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, as autoridades irlandesas usaram as festividades para atrair turistas e, ao mesmo tempo, melhorar o perfil da nação em todo o mundo. Marcos globais, como o Empire State Building, foram iluminados com luzes verdes, enquanto o primeiro-ministro da Irlanda tradicionalmente se encontrou com o presidente dos EUA em Washington nessa época. Desfiles foram realizados nas principais cidades do mundo, especialmente nos EUA.

O tradicional desfile na Quinta Avenida em Nova York está previsto para acontecer neste ano, enquanto em Chicago o desfile é agendado para 12 de março. Outra tradição pré-pandemia que retorna: o rio Chicago deve ser tingido de verde este ano pela primeira vez desde 2019.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE