Nova investida do Mercado Livre no mundo cripto

Também no Breakfast: Volatilidade, nervosismo e cautela formam a trinca do dia nos mercados; Infecções resistentes a antibióticos mataram mais que HIV em 2019 e Prefeito de Nova York receberá primeiro salário em Bitcoin e Ethereum

Tempo de leitura: 2 minutos

Bom dia! Hoje é 21 de janeiro de 2022 e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

O Mercado Livre (MELI) anunciou a compra de ações do 2TM Group, holding que controla o Mercado Bitcoin, e da Paxos, dois líderes globais em blockchain e gerenciamento de ativos cripto.

Com estes investimentos, cujos valores não foram divulgados, a empresa multilatina busca uma participação ativa no uso de criptoativos e tecnologia blockchain na região.

A brasileira Mercado Bitcoin é uma das principais exchanges de criptomoedas da América Latina, enquanto a Paxos, com sede em Nova York, é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de infraestrutura blockchain, e atual parceira do Mercado Livre na região.

  • Parceiro-chave: Desde dezembro, por meio de sua parceria com a Paxos, o Mercado Pago, unidade de pagamentos digitais do Mercado Livre, oferece aos usuários brasileiros acesso para comprar, manter e vender criptomoedas (Bitcoin, Ethereum e stablecoin) por meio de suas contas digitais, com transações disponíveis a partir de R$ 1,00.
Desde dezembro, o Mercado Pago oferece aos usuários brasileiros acesso para comprar, manter e vender criptomoedas por meio de suas contas digitaisdfd

Na trilha dos Mercados

Volatilidade, nervosismo e cautela formam a trinca do dia nos mercados. Na Europa, as bolsas já abriram com queda acentuada, ajustando-se à reviravolta de ontem em Wall Street, que virou o jogo no final do segundo tempo e fechou em baixa. Os futuros de índices norte-americanos sinalizam perdas - o Dow Jones flutuava do mais ao menos.

PUBLICIDADE

São três os elementos que despertam a aversão ao risco.

🏦  Reunião do Fed - Os dirigentes do banco central dos EUA se reúnem na semana que vem (25 e 26 de janeiro). Além do futuro dos juros, o mercado está atento às decisões sobre a redução do balanço patrimonial do Fed já em 2022.

🪖 Tensão geopolítica – A iminência de um ataque militar intensifica a crise de energia na Europa e acende um sinal de alerta entre os dirigentes mundiais. EUA e Europa ameaçam a Rússia com “graves consequências econômicas” caso esta avance sobre Ucrânia com suas tropas e artilharias.

📈📉 Balanços corporativos – O desempenho financeiro das companhias dará o que falar. Ontem, a reação ao balanço da Netflix, que prevê conquistar assinantes a um passo mais moderado, pesou de forma negativa nos mercados.

Outro dia volátil nos mercadosdfd
🟢 As bolsas ontem: Dow (-0,89%), S&P 500 (-1,10%), Nasdaq (-1,30%), Stoxx 600 (+0,51%), Ibovespa (+1,01%)

O mercado bem que tentou recuperar o que havia perdido nas últimas sessões - o S&P chegou a superar o 1% de alta -, mas uma reviravolta no final da sessão tirou as bolsas do campo positivo. Os papéis de tecnologia e de itens de consumo não essenciais foram os principais destaques de queda. As ações da Netflix declinaram mais de 20% após o horário regular de negociação, depois da decepção dos investidores com o balanço financeiro e as projeções da companhia para 2022.

No radar

  • Reino Unido: Vendas no varejo (dezembro)
  • BCE: discurso da presidenta Christine Lagarde
  • Europa: Índice de Confiança do Consumidor (janeiro)
  • EUA: Índice de Indicadores Antecedentes (dezembro)

Destaques da Bloomberg Línea

Também é importante

  • Petróleo trilha caminho próprio, apesar de vaivém dos mercados: O S&P 500 (SPX) perdeu, neste ano, cerca de 5% de seu valor até agora, já que a política monetária mais apertada retira fluxos de ativos de maior risco. Os contratos futuros de petróleo, no entanto, ficaram imunes à fuga para a segurança, e subiram quase 12%, chegando a quase US$ 90 por barril.
  • Prefeito de Nova York receberá primeiro salário em Bitcoin e Ethereum: A Coinbase Global, maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, fará a conversão por meio de seu recurso de depósito direto, que permite que usuários qualificados transfiram automaticamente uma parte ou a totalidade de seu salário para sua conta Coinbase na forma de uma criptomoeda.
  • Economistas veem crescentes sinais de recessão no México: A segunda maior economia da América Latina encolheu no terceiro trimestre do ano passado, interrompendo uma breve recuperação da pandemia. Um número crescente de instituições financeiras projetam uma nova contração do PIB dos três meses finais de 2021.
  • Veja ranking de reclamações contra instituições financeiras no 4º tri: O Banco Central divulgou o ranking de reclamações, formado a partir das demandas do público registradas em seus canais de atendimento.

Opinião Bloomberg

Como Facebook e Amazon contam com uma força de trabalho invisível

Você não os vê, mas eles estão lá: centenas de milhares de pessoas sentadas em computadores por horas a fio para manter os serviços on-line funcionando perfeitamente. Pode parecer que a internet funciona de forma totalmente automática, mas não é bem assim. Humanos geralmente ficam escondidos nos bastidores, trabalhando em tempo real para verificar sua identidade, sinalizar discursos de ódio ou legendar vídeos.

Pra não ficar de fora

A gigante do streaming conquistou 8,28 milhões de clientes no quarto trimestre de 2021dfd

A Netflix (NFLX) prevê adicionar à sua base 2,5 milhões de assinantes neste trimestre, ficando aquém das estimativas de Wall Street e sugerindo que a gigante do streaming está entrando em uma nova fase de crescimento mais lento em 2022. As ações caíam nas negociações pós-mercado em Nova York.

A empresa conquistou 8,28 milhões de clientes no quarto trimestre de 2021, superando as estimativas de Wall Street, mas levando-a ao crescimento anual mais lento desde 2015.

Agora, prevê-se que a desaceleração continue, pelo menos por mais um trimestre, com o guidance para o período atual não contemplando a projeção de Wall Street de 6,26 milhões de novos assinantes.

🟢 A empresa culpou uma economia difícil, especialmente na América Latina, bem como as consequências persistentes da pandemia.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Por hoje é só. Bom dia!