Mercados

Petróleo recua com volume comprometido pela véspera de Natal

Apenas 50 mil contratos de petróleo Brent eram negociados nesta sexta, em comparação com os quase um milhão diários

West Texas Intermediate não negocia na sexta-feira devido ao feriado de Natal nos EUA
Por Saket Sundria e Alex Longley
24 de Dezembro, 2021 | 08:09 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Os preços do petróleo caíam nesta sexta-feira (24) conforme os volumes de negociação diminuem na véspera de Natal, mas ainda se dirigindo para um ganho semanal com sinais de que a variante ômicron pode ser menos severa do que as cepas anteriores.

Os futuros em Londres recuavam 0,7% para US$ 76 o barril na sexta. Embora a ômicron tenha levado a algumas restrições de viagens e aumento de infecções, uma agência de saúde do Reino Unido disse que a variante tem menos probabilidade de levar a hospitalizações, em comparação com a cepa delta.

Embora os preços tenham caído na sexta-feira, apenas 50 mil contratos de petróleo tipo Brent foram negociados, sugerindo que pouco poderia ser interpretado no movimento. Em um dia normal de negociação, os volumes estariam perto de 1 milhão de contratos.

O petróleo está caminhando para um ganho anual após uma recuperação robusta da pandemia, mas a recuperação vacilou recentemente, em parte devido a preocupações com a variante. Há alguns sinais de aperto, no entanto, com interrupções no fornecimento na Líbia e na Nigéria, enquanto a perspectiva de demanda foi impulsionada nos últimos dias por notícias positivas sobre a gravidade da ômicron.

PUBLICIDADE

“Se as notícias de fato forem confirmadas de que a variante será rápida, não será tão perigoso, isso pode acabar sendo bastante otimista para o petróleo no próximo ano”, Francisco Blanch, chefe global de pesquisa de commodities e derivados do Bank of America, disse em uma entrevista à Bloomberg TV. “Há um risco de picos de óleo no próximo ano.”

Preços do petróleo

  • O preço do Brent para liquidação em fevereiro caía 0,7%, para US$ 76,28 o barril, às 9h41, horário de Londres
  • O West Texas Intermediate não negocia na sexta-feira devido ao feriado de Natal nos EUA

A ômicron parece ser menos grave, mas mais contagioso do que qualquer outra cepa até o momento, disse a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido na quinta-feira. Um indivíduo infectado com a variante tem 50% a 70% menos probabilidade de ser admitido no hospital, em comparação com a cepa delta, disse a agência.

Os EUA, enquanto isso, concederam um segundo lote de petróleo bruto da reserva estratégica à Marathon Petroleum Corp. como parte do esforço da administração Biden para reduzir os custos de energia. A Coreia do Sul se tornou na quinta-feira o primeiro consumidor asiático a cumprir a promessa de explorar os estoques de emergência sob a iniciativa coordenada.

Leia também

PUBLICIDADE