Bloomberg Línea — Contrariando a tendência vista na abertura, o Ibovespa encerrou o dia em alta, enquanto o dólar também reverteu o movimento predominante da sessão e caiu. O índice acionário foi impulsionado pelos ganhos em ações ligadas a commodities e por otimismo sobre o andamento da PEC dos precatórios, o que aliviou o câmbio.
No exterior, os movimentos também foram ditados pelos dados econômicos nos Estados Unidos e pela tensão com o aumento de casos de Covid-19 na Europa. Amanhã, o dia promete ser ameno com o feriado de Ação de Graças nos EUA.
- A bolsa ficou acima dos 104.000 pontos, enquanto o dólar ficou abaixo dos R$5,60. Papéis como Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e CSN (CSN3A) se beneficiaram da alta do minério de ferro.
Os contratos de minério de ferro ampliaram os ganhos na quarta-feira com o crescente otimismo em relação à demanda do setor imobiliário na China, apesar de restrições impostas para reduzir a poluição na maior cidade siderúrgica do país. A principal autoridade econômica da China pediu medidas para estabilizar os preços dos imóveis, pois a desaceleração do mercado imobiliário continua afetando a economia.
Por aqui, as discussões sobre a aprovação da PEC dos Precatórios estiveram no radar. O texto foi discutido hoje por senadoras na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), e a votação da matéria ficou marcada para a próxima quarta-feira, 1º de dezembro
Na véspera do feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos, foram divulgados uma série de indicadores relevantes. Foram registrados 199 mil novos pedidos de seguro-desemprego no país na última semana, abaixo dos 270 mil registrados na semana anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho. A leitura preliminar para o Produto Interno Bruto do terceiro trimestre apontou para um crescimento de 2,1%, suavemente abaixo das estimativas do mercado de 2,2%.

- Câmbio: O dólar fechou em queda de 0,25% a R$ 5,59;
- Bolsa: O Ibovespa subiu 0,83%, a 104.514 pontos;
- Entre as maiores altas percentuais ficaram Locaweb (LWSA3), Banco Pan (BPAN4) e Banco Inter (BIDI11). Nas maiores perdas: Natura & Co (NTCO3), PetroRio (PRIO3) e Iguatemi (IGTI11)
- Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2025 recuou de 11,95% para 11,85% enquanto o de 2027 foi de 11,78% para 11,73%;
- Exterior: Em Nova York, o Dow Jones caiu 0,03%, enquanto o S&P 500 avançou 0,23%, e o Nasdaq, 0,44%;
-- Com informações de Bloomberg News