A comprinha da Black Friday vem de navio

Também no Breakfast: Futuros de índices em NY sinalizam que mercados parecem querer agarrar-se a notícias positivas; Por que o Goldman Sachs vê período difícil com ‘ganância’ acima do ‘medo’ e Quanto vale o que agricultores e pecuaristas produzem no Brasil?

Tempo de leitura: 3 minutos

Bom dia! Hoje é 18 de novembro de 2021 e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

A empresa brasileira de logística integrada Aliança, do grupo dinamarquês A.P. Moller - Maersk, espera bater um novo recorde de navegação de cabotagem com o transporte de carga doméstica destinada às promoções da Black Friday. Segundo o diretor-geral da Aliança, Marcus Voloch, a companhia se preparou para movimentar uma enorme quantidade de carga este ano e acredita que esta Black Friday marcará o início de uma nova era digital no país.

No ano passado, a Aliança já havia registrado um recorde de cabotagem quando o navio Sebastião Cabato deixou o porto da Zona Franca de Manaus transportando cerca de 23 mil toneladas de carga doméstica. Neste ano, o Monte Sarmiento, o maior navio de contêineres em operação no Brasil, se juntou à força-tarefa da Black Friday. “Esperamos que as operações deste ano ultrapassem até mesmo as do ano passado, uma vez que cada vez mais pequenas e médias empresas colocam suas operações comerciais online”, disse Voloch.

  • Com as lojas físicas fechadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as vendas online atingiram um patamar histórico no ano passado. Na Black Friday e na véspera, as compras online aumentaram 24,8% no país, levando o valor total das vendas feitas pela internet para mais de R$ 4 bilhões, com R$ 3,1 bilhões apenas na sexta-feira.

Na trilha dos Mercados

Duas forças contrárias estarão presentes nos negócios de hoje: a escalada dos preços demonstrada pelos últimos indicadores e a queda das cotações do petróleo, que pode ter efeito benéfico sobre a inflação. Quem vai vencer o cabo de guerra? Sigamos.

A possibilidade de que os Estados Unidos liberem petróleo cru de suas reservas de emergência para esfriar os preços, numa estratégia coordenada com nações como a China, é vista com entusiasmo pelos mercados. O país asiático já avisou que vai vender parte de suas reservas e isso reduz algo da tensão sobre a inflação, ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem pacífica sobre as relações entre EUA e China.

PUBLICIDADE

Por outro lado, dados inflacionários de algumas das maiores economias do mundo alimentam certa cautela, pois nublam as avaliações sobre como os bancos centrais controlarão a escalada inflacionária – no momento, dirigentes das principais autoridades monetárias dizem que o repique inflacionário é transitório e não justifica um aumento nas taxas básicas de juros.

Mercado Namastê

Nas primeiras operações desta manhã, as bolsas europeias trabalhavam majoritariamente no azul – as exceções eram o FTSE e o espanhol IBEX 35. Em Nova York, os futuros de índices recuperavam parte das perdas das bolsas ontem.Pelo andar da carruagem, parece que os mercados nos dois lados do Atlântico se aterão às boas notícias. A divulgação de balanços empresariais fortes e os indicadores favoráveis referentes à produção e ao emprego também abrem o apetite dos investidores por risco. Na Ásia, no entanto, a perspectiva de um endurecimento na política monetária para controle da inflação levou as principais bolsas a fecharem com queda.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados

No radar

No Brasil:

PUBLICIDADE
  • Nenhum indicador agendado

No exterior:

  • Nos Estados Unidos, discurso de Bostic e Williams, membros do Fed; dados de seguro-desemprego (10h30 de Brasília) e pesquisa da Conference Board

Destaques da Bloomberg Línea

Também é importante

Opinião Bloomberg

Bitcoin na Starbucks é mais meme do que dinheiro

Não é sempre que você ouve alguém se gabar de comprar café com “dinheiro”, a menos que você esteja transitando nos círculos do Bitcoin. Ser capaz de usar a criptomoeda em redes como Starbucks e Pizza Hut está sendo apontado como uma revolução nos pagamentos. Mas, apesar da ambição inicial do Bitcoin de ser um mecanismo de pagamento ponto a ponto desenvolvido para evitar taxas de intermediários, a criptomoeda ainda é amplamente negociada e acumulada como uma mercadoria especulativa.

Pra não ficar de fora

Um dia após a inauguração da escultura Touro de Ouro na entrada da B3, no centro histórico de São Paulo, um grupo de manifestantes atacou a obra do artista plástico Rafael Brancatelli durante um protesto contra o avanço da fome no país. Cartazes com a inscrição “Fome” foram coladas na réplica do touro de Wall Street.

O ato foi divulgado nas redes sociais com postagens de fotografias e vídeos. A ação foi reivindicada pelos grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade.