PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

JBS: Mais dois membros da família Batista deixam o conselho

José Batista Sobrinho, patriarca da família e fundador da empresa, é o último remanescente que ainda permanece no conselho, como membro efetivo e vice-presidente

Mais membros da família Batista, fundadora da JBS, deixam o conselho de administração do grupo. Agora, resta apenas o fundador
28 de Outubro, 2021 | 08:03 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Mais dois membros da família Batista deixaram hoje o conselho de administração da JBS. Wesley Mendonça Batista Filho, primogênito do ex-ceo da empresa Wesley Batista, e Aguinaldo Gomes Ramos Filho, sobrinho de Wesley e de Joesley Batista deixaram suas cadeiras e serão substituídos pelo ex-presidente da Fiat do Brasil Cledorvino Belini e por Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, que assume como membros independentes do conselho de administração da empresa.

Em fato relevante enviado ao mercado, a empresa comunicou que Wesley Filho e Agnaldo Filho renunciaram aos cargos de membros efetivos. “A administração da companhia agradece aos senhores Wesley Mendonça Batista Filho e Aguinaldo Gomes Ramos Filho pela dedicação e grande contribuição prestadas ao longo dos últimos quatro anos em que exerceram seus cargos como conselheiros da companhia e deseja boas-vindas aos novos conselheiros”, diz o comunicado.

Veja mais: JBS se aproxima de US$ 2 bilhões com aquisições em 2021

Com a dança das cadeiras, resta no conselho apenas um membro da família que fundou uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Coincidentemente, é o patriarca da família, José Batista Sobrinho, que ainda permanece como membro efetivo e vice-presidente do conselho de administração.

PUBLICIDADE

As mudanças deixaram o conselho da JBS com a seguinte composição:

Jeremiah O’Callaghan - presidente

Homem de confiança da família Batista. Ingressou no grupo em 1996, criou o departamento de exportação da empresa e ficou por uma década à frente da área de relações com investidores da empresa. Assumiu o conselho em 2017, após a prisão dos irmãos Batista.

José Batista Sobrinho - vice-presidente

Patriarca da família e fundador da empresa. São dele as iniciais que formam o nome do grupo que nasceu inicialmente como Friboi e trocou de nome à época da abertura do capital na bolsa.

Gilberto Meirelles Xandó Baptista - membro independente

Outro nome de confiança da família. Foi contratado pelos irmãos Batista para presidir a Vigor Alimentos, onde ficou até a empresa ser vendida. Desde então assumiu uma das cadeiras do conselho da JBS.

PUBLICIDADE

Francisco Turra - membro independente

Ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Conab. Deixou recentemente a presidência executiva da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) onde construiu uma ótima relação com os Batista, especialmente após a JBS adquirir a Seara.

Cledorvino Belini - membro independente

Presidiu a montadora Fiat no Brasil e na América Latina por 11 anos. Também ocupou a presidência da Anfavea e da Cemig, tendo ótima relação com o BNDES.

Alba Pettengill - membro independente

Mais um nome em que a família Batista confia. Alba comandou durante muito tempo as operações da JBS no Paraguai e conhece bem tanto as rotinas da empresa quanto o gosto da família.

Márcio Guedes Pereira Júnior - membro independente

Diretor da Pangea Associados, empresa de consultoria financeira, especializada em reestruturação corporativa. É membro de diversos conselhos de empresas como Ourofino Saúde Animal, Melhoramentos, entre outras.

Gelson Luiz Merisio - membro independente

Formado em administração de empresas, presidiu a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, o conselho deliberativo do Sebrae/SC e é deputado estadual em Santa Catarina.

Leila Abraham Loria - membro independente

É presidente do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e faz parte do conselho de empresas como Copel e Pernambucanas.

PUBLICIDADE

Leia também

Por que o Facebook mudou seu nome para Meta?

Alexandre Inacio

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.