Diretor financeiro da Danone prevê mais inflação em 2022

Custos do leite, embalagens e transporte podem subir ainda mais no ano que vem, diz executivo

Empresa inicialmente concentrou os aumentos de preços na divisão de laticínios por causa dos maiores custos do leite
Por Corinne Gretler
19 de Outubro, 2021 | 11:23 AM

Bloomberg — A Danone, maior fabricante de iogurte do mundo, prevê que os custos do leite, embalagens e transporte podem subir ainda mais no ano que vem, o que levaria a empresa a repassar os aumentos de preços para consumidores e buscar reduzir despesas.

A inflação de custos da Danone deve se acelerar para 9% no segundo semestre em relação a 7% nos primeiros seis meses do ano, disse o diretor financeiro da empresa, Juergen Esser, em teleconferência com repórteres.

“Esperamos 2022 no mesmo nível de 2021, e talvez até mais alto”, disse Esser. “Precisamos nos preparar para mais disrupções e desafios na cadeia de suprimentos.”

A escassez de contêineres de transporte e portos bloqueados prejudicaram a logística de empresas no mundo todo. Na semana passada, a rede de móveis e decoração Ikea também disse que esses problemas podem continuar no próximo ano. A inflação representa mais um desafio para a Danone, que escolheu um novo CEO este ano depois que acionistas ativistas criticaram o fraco desempenho da empresa.

PUBLICIDADE

A Danone inicialmente concentrou os aumentos de preços na divisão de laticínios por causa dos maiores custos do leite, mas a empresa agora prepara repasses em suas unidades de água engarrafada e nutrição especializada, disse Esser. A companhia também disse que planeja se apoiar mais em medidas de eficiência.

A inflação está mais alta em mercados emergentes como México, Brasil e Rússia, disse Esser. Os produtos também ficarão mais caros nos Estados Unidos e na Europa, onde a Danone atualmente negocia com varejistas.

A empresa disse que sua unidade de produtos à base de plantas, que fabrica produtos como leite de soja, foi afetada por gargalos logísticos. As tarifas à vista para caminhões nos EUA estão em níveis recordes, embora a capacidade possa melhorar durante o primeiro trimestre do ano que vem, destacou o executivo.

PUBLICIDADE

A divisão de laticínios também enfrenta déficit global de papelão. Os custos das embalagens plásticas mostram alta de dois dígitos percentuais, disse Esser a analistas.

“Gerenciar o abastecimento total de embalagens no momento não é fácil”, afirmou Esser.

As vendas da Danone aumentaram 3,8% em uma base comparável no terceiro trimestre, já que os preços compensaram a queda dos embarques. Analistas esperavam ganho de 3,6%.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Estes são os melhores (e piores) sistemas previdenciários do mundo em 2021