Cripto

Parlamentar dos EUA propõe lei para criptomoedas

Lei de Estrutura para o Mercado de Ativos Digitais e para a Proteção do Investidor tem objetivo de organizar abordagem para criptoativos

Bloomberg Línea
29 de Julho, 2021 | 09:14 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O deputado Don Beyer apresentou no Congresso americano na quarta-feira um projeto de lei que viabilizaria a criação uma estrutura regulatória para criptomoedas.

De acordo com comunicado, a Lei de Estrutura para o Mercado de Ativos Digitais e para a Proteção do Investidor teria como objetivo alinhar e organizar a abordagem das autoridades para criptoativos, tendo como base cinco leis de valores mobiliários, além da Lei de Câmbio de Commodities (CEA) e a Lei de Sigilo Bancário (BSA), assim como a abordagem do Federal Reserve em relação a stablecoins.

O deputado justificou seu projeto dizendo que as leis do país para criptomoedas estão atrasadas e que, por isso, detentores de ativos digitais “estão sujeitas a fraudes, roubo e manipulação de mercado desenfreados há anos”.

Com o projeto, haveria a criação de um Digital Asset Trade Repository, onde transações que não fossem tornadas públicas em um blockchain seriam relatadas. Ele também obrigaria a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, SEC, e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, CFTC, a fornecer clareza jurídica para a maior parte do mercado de ativos digitais através de uma regulamentação conjunta.

PUBLICIDADE

Os ativos digitais também seria adicionados em “instrumentos de dinheiro” na Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos, a BSA, o que tornaria a criptografia sujeita a padrões já existentes de prevenção à lavagem de dinheiro, manutenção de registros e relatórios.


Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE