Atletas japoneses brilham no skate e impulsionam ações do setor

Papéis da Morito, que distribui skate, subiram 12% após vitória de Nishiya

Aori Nishimura treina skate antes dos jogos em Tóquio
Por Gearoid Reidy e Shoko Oda
26 de Julho, 2021 | 02:10 PM

(Bloomberg) O Japão tem um novo herói na forma diminuta do skatista vencedor da medalha de ouro de 13 anos, Momiji Nishiya. Os investidores estão apostando que isso é uma boa notícia para as ações ligadas a um esporte que tem espaço considerável para crescer no país.

As ações da Morito Co., que distribui equipamentos de skate, aumentaram 12% na segunda-feira após a vitória de Nishiya no evento olímpico feminino de skate de rua. Outro atleta japonês, Funa Nakayama, conquistou o bronze na mesma prova, enquanto no domingo Yuto Horigome, de 22 anos, levou o ouro para o Japão no evento masculino de skate.

Outras ações também subiram à medida que investidores e comerciantes de varejo lutavam por nomes que achavam que poderiam se beneficiar com as vitórias. A Mixi Inc., cuja unidade patrocina o Horigome, foi a que mais cresceu em sete semanas, enquanto a TSI Holdings Co., que possui um site de e-commerce de skate nos EUA, aumentou 3,2%.

Mesmo as ações pouco relacionadas com skate tiveram impulso. Uma delas foi a varejista de frutos do mar congelados Hohsui Corp, com alta de 9,5%. Seu prédio e logotipo eram bem visíveis no fundo das cerimônias de medalhas de skate para Nishiya e Horigome no Ariake Urban Sports Park.

PUBLICIDADE

Os vencedores e perdedores das ações

“Embora essas ações provavelmente não tenham se recuperado por um longo período, os investidores de varejo podem continuar à procura de ações relacionadas às Olimpíadas”, disse Shoichi Arisawa, analista da Iwai Cosmo Securities Co. “Podemos esperar ver mais ações de atletas japoneses, então os investidores também podem tentar comprar esses papéis com antecedência. "

O skate está fazendo sua estreia nos Jogos de Tóquio, com grandes expectativas de que possa aumentar a adesão do público sobre o esporte no Japão.

PUBLICIDADE

Há mais possibilidades para o país comemorar, com a campeã mundial de skate de parque feminino de 15 anos, Misugu Okamoto, que ganhou a medalha em 4 de agosto.

Espera-se que o país anfitrião leve para casa um número recorde de medalhas nas Olimpíadas, com tênis, ginástica e beisebol a somar às seis medalhas de ouro que já conquistou em eventos como judô e natação.

--Com Lisa Du e Tamayo Muto.

Leia mais em Bloomberg.com