Negócios

Conselho da OpenAI escolhe Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, para suceder Altman

Troca de comando na empresa que criou o ChatGPT vem concentrando as atenções desde a noite de sexta-feira, quando o conselho anunciou a demissão de Sam Altman

Emmett Shear   Photographer: Robin L Marshall/Getty Images
Por Ashlee Vance, Emily Chang e Ed Ludlow
20 de Novembro, 2023 | 07:24 AM

Bloomberg — O conselho da OpenAI contratou o ex-chefe da Twitch, Emmett Shear, como CEO, desafiando os apelos dos investidores para reintegrar Sam Altman, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Shear deixou o cargo de CEO do site de streaming de jogos da Amazon, Twitch, no início deste ano. Ele conquistou os diretores porque parecia reconhecer as ameaças existenciais que a IA apresentava, disse uma das pessoas. Shear, um cientista da computação que passou mais de uma década transformando a Twitch em uma das plataformas de vídeo mais bem-sucedidas do mundo, é considerado um profissional de peso para liderar um grande grupo de engenharia, acrescentou a pessoa.

LEIA +
Os bastidores da demissão de Sam Altman da OpenAI, da qual foi cofundador

A nomeação de Shear marca a mais recente reviravolta em uma saga que eclodiu com a demissão chocante de Altman, que surpreendeu o Vale do Silício e deixou em um caos a startup que está no centro do frenesi do desenvolvimento da IA. A OpenAI e seu cofundador Altman, deram início a uma corrida pela supremacia da inteligência artificial, de Washington a Pequim, o que levou a comparações com Bill Gates e Steve Jobs.

A decisão de contratar Shear é uma repreensão contundente aos investidores liderados pela Microsoft e pela Thrive Capital, que pediram que a diretoria renunciasse e queriam Altman de volta ao comando.

PUBLICIDADE
LEIA +
Microsoft e outros investidores pressionam OpenAI a readmitir Sam Altman como CEO

Os membros da diretoria da startup sediada em São Francisco entraram em contato com pelo menos dois executivos proeminentes do setor de tecnologia na esperança de que um deles assumisse a função, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada, divulgando as propostas privadas.

Os representantes da OpenAI e da Shear não responderam aos pedidos de comentários. O cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, que orquestrou a demissão de Altman, disse à equipe que Altman não retornaria.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

OpenAI, dona do ChatGPT, negocia venda de ações que a avaliaria em US$ 86 bilhões

CEO da Microsoft cita Gates e diz que verdadeiro impacto da IA não foi sentido