Vale e Petrobras limitam ganhos do Ibovespa, que sobe com ajuda de ações de bancos

Na volta do feriado em Wall Street, investidores monitoram sinais sobre rumo da política monetária nos Estados Unidos

Vale e Petrobras limitam ganhos do Ibovespa, que sobe com ajuda de ações de bancos
20 de Fevereiro, 2024 | 11:02 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) tenta se manter no campo positivo nesta terça-feira (20), em uma sessão de queda para commodities como petróleo e minério de ferro.

Por volta das 11h (horário de Brasília), o principal índice da bolsa de valores brasileira subia 0,12% aos 129.189 pontos.

Perdas nas blue chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4), que cediam 2,18%, 0,76% e 0,56%, respectivamente, no mesmo horário, limitavam os ganhos do índice, ajudado pelas ações de grandes bancos.

O dólar, por sua vez, era negociado a R$ 4,94, com queda de 0,45% no mesmo horário.

PUBLICIDADE

O dia é de forte queda para o minério de ferro, que caiu para o menor patamar em três meses, apesar do suporte extra para o mercado imobiliário da China.

O movimento acontece em meio à confirmação da expectativa de que a demanda por aço não teria uma forte recuperação após o feriado do Ano Novo Lunar.

Em um dia de agenda esvaziada, as atenções estão voltadas hoje para os mercados em Wall Street, que voltam do feriado nesta terça e sinalizam uma abertura em queda.

PUBLICIDADE

Os investidores estão tentando prever como o banco central dos Estados Unidos conseguirá administrar uma economia que simplesmente não está decolando, e alguns até mesmo estão debatendo se serão necessários aumentos nas taxas de juros apenas semanas após uma sequência de reduções parecer como certa.

Destaque ainda para a temporada de balanços corporativos do quarto trimestre de 2023.

As ações mais negociadas nesta manhã eram:

Desempenho

No pregão de ontem (19), o Ibovespa fechou no azul, com alta de 0,24%, aos 129.036 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 579.909.200.

As ações com as maiores altas foram: CVC (CVCB3), com +4,76%; Locaweb (LWSA3), com +4,43%; Cogna Educação (COGN3), com +2,48%.

As de maior queda foram: Atacadão (CRFB3), com -2,61%; CSN Mineração (CMIN3), com -2,76%; Marfrig (MRFG3), com -4,09%.

No ano, o Ibovespa acumulava queda de 3,84% até o pregão anterior.

PUBLICIDADE

-- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

Leia também:

Este banqueiro apostou no Oriente Médio há muitos anos. Agora colhe os frutos

Investidores avaliam se o Federal Reserve pode voltar a subir juros

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.