Ibovespa opera em alta após IPCA abaixo do esperado; dólar avança a R$ 5,35

IPCA sobe 0,48% em setembro, aquém das estimativas do mercado; bolsas americanas perdem força com correção

dólar acompanhava a tendência global de aversão a risco e se valorizava 0,15% contra o real perto das 11h10 desta quinta-feira (9)
09 de Outubro, 2025 | 11:36 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta quinta-feira (9), com investidores reagindo ao IPCA abaixo do esperado.

Eles também avaliam ainda a decisão do Congresso de retirar da pauta da votação a MP alternativa ao IOF, que era vista pelo governo como essencial para equilibrar as contas públicas.

PUBLICIDADE

O principal índice da B3 tinha leve alta de 0,12% por volta das 11h10, aos 142.309 pontos. Já o dólar acompanhava a tendência global de aversão a risco e se valorizava 0,15% contra o real no mesmo horário, cotado a R$ 5,35.

No cenário macroeconômico, a reação é positiva após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, que subiu 0,48% em relação ao mês anterior, abaixo da mediana das previsões de 0,52% de analistas consultados pela Bloomberg News.

O resultado veio após a queda de 0,11% em agosto. A inflação anual subiu para 5,17%.

PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, as bolsas operam em queda: Nasdaq e S&P 500 recuam 0,18% após terem alcançado novos recordes na véspera.

A preocupação é que a correção seja um sinal de que o mercado de ações está superaquecido.

O S&P 500 subiu 36% desde o ponto mais baixo de abril, que elevou o valuation das ações a níveis associados a períodos anteriores de exuberância.

PUBLICIDADE

Embora a euforia em torno da inteligência artificial ​​tenha mantido a toada positiva para as ações, existem especulações sobre uma possível bolha de IA – ou ao menos alguma correção frente às fortes altas.

Leia também

Bolha de IA? Para estrategista do Goldman, lucros ainda sustentam alta das big techs