Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) sobe nesta sexta-feira (10), acompanhando as bolsas de Wall Street que operam no azul após uma semana turbulenta nos mercados.
O principal índice da B3 subia 0,24% por volta das 11h15, aos 142.044 pontos. Já o dólar mantinha a tendência de valorização e subia 1,12% contra o real no mesmo horário, cotado a R$ 5,44.
O desempenho da moeda americana responde às preocupações fiscais no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta sexta-feira, um novo programa de crédito imobiliário que pode aumentar os gastos públicos.
A medida ocorre após a Câmara barrar, na última quarta-feira (8), a medida provisória (MP) alternativa à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que era considerada essencial pelo governo para balancear as contas públicas.
O dólar caminha para fechar a semana em alta de 0,7%, em resposta às preocupações no exterior.
Os Estados Unidos entraram no 10º dia de shutdown, sem que republicanos e democratas entrem em consenso sobre o orçamento do país, impasse que tem paralisado o governo americano.
Há ainda preocupação com as fortes valorizações dos índices americanos, o que pode indicar um sobreaquecimento do mercado impulsionado pelo otimismo dos investidores com a inteligência artificial (IA).
Nesta sexta-feira, no entanto, a preocupação volta a ficar de lado e os principais índices dos EUA sobem. O S&P 500 sobe 0,19% e o Nasdaq tem alta de 0,22% – uma nova máxima intradiária.
O petróleo segue em queda no mercado internacional, recuando 2% diante do andamento do acordo de paz entre Israel e Hamas intermediado pelos Estados Unidos. A expectativa é que o fim das tensões geopolíticas diminua a pressão sobre os preços.
A Petrobras (PETR4) recua 0,8% em resposta ao cenário, estendendo as perdas de 1,4% na véspera.
Leia também
Após recorde do ouro, prata acumula alta de 75% e chega a maior valor desde 1980
Na Shopee, entrega rápida e lojas oficiais reforçam estratégia para avançar no Brasil