Commodities em alta, falas de membros do Fed e os eventos que movem os mercados

Em semana mais esvaziada de indicadores, atenções deverão recair sobre falas de membros do Federal Reserve, com investidores buscando sinais sobre rumo dos juros

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
20 de Maio, 2024 | 07:19 AM

Bloomberg Línea — As ações avançam nesta segunda-feira (20) nos Estados Unidos e na Europa, em uma sessão de preços recordes do cobre, do minério de ferro e do ouro, que contribuem para ganhos no setor de commodities.

O índice Stoxx Europe 600 subia cerca de 0,2% por volta das 7h (horário de Brasília), com ações de mineração, incluindo Glencore, Rio Tinto e KGHM, impulsionando o setor de matéria-prima. O índice MSCI AC Asia Pacific avançou pelo sétimo dia consecutivo, enquanto os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 também subiam.

O rali das commodities ameaça alimentar a inflação, ofuscando os mercados de ações e de títulos que têm subido nas últimas semanas com a antecipação de que a diminuição das pressões sobre os preços permitirá que o Federal Reserve, o Banco Central Europeu e outros cortem as taxas nos próximos meses.

Os investidores continuam focados no forte crescimento econômico, nos lucros resilientes e nas esperanças de uma flexibilização da política monetária.

PUBLICIDADE

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🚁 Oriente Médio. O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero no domingo. Sua morte, juntamente com a do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, foi anunciada pela mídia estatal nesta manhã, após os socorristas passarem horas tentando localizar e alcançar o local do acidente em uma região montanhosa no noroeste do Irã.

🇺🇸 ‘Fed Boys’. Os investidores estarão atentos nesta semana aos discursos de funcionários do Federal Reserve, incluindo o de Christopher Waller, que falará especificamente sobre a economia dos EUA e a política monetária.

⛏️ Minério em alta. O minério de ferro subiu pela terceira sessão seguida e voltou a ser negociado perto de US$ 120 a tonelada, na esteira do anúncio das medidas mais fortes até agora para enfrentar a crise imobiliária na China.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 20-5-24dfd
🔘 As bolsas na sexta-feira (17/05): Dow Jones Industrials (+0,34%), S&P 500 (+0,12%), Nasdaq (-0,07%), Stoxx 600 (-0,13%), Ibovespa (-0,10%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.