Além da IA: o avanço quântico nos negócios

Também no Breakfast: A bilionária perda tributária no Brasil que derrubou o resultado da Netflix | A nova proposta do governo para elevar impostos a bancos, bets e fintechs | OpenAI lança navegador com IA em desafio ao Chrome, do Google

Bom dia! Este é o Breakfast, o seu primeiro gole de notícias
22 de Outubro, 2025 | 07:09 AM

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Empresas da América Latina têm a oportunidade de aproveitar a computação quântica para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes da região, mas “há um risco significativo” de serem deixadas para trás, disse Alexandre Pfeifer, chefe da IBM Quantum na região, em entrevista à Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

“A computação quântica representa uma mudança fundamental na forma como resolvemos determinados problemas complexos. As regiões que atrasam sua adoção correm o risco de ficar para trás em termos de competitividade, inovação e liderança científica”, disse Pfeifer.

De acordo com o IBM Quantum Readiness Index, de 2023, organizações em todo o mundo investiram 7% de seu orçamento de P&D em computação quântica e espera-se que esse investimento aumente em mais 25% até o fim de 2025.

No campo da saúde e das ciências da vida, o executivo disse que organizações como a Cleveland Clinic e a Moderna têm adotado a química quântica e o aprendizado de máquina - machine learning - para acelerar a descoberta de medicamentos e melhorar os resultados para os pacientes.

PUBLICIDADE

Empresas como a Bosch e a ExxonMobil estão desenvolvendo fluxos de trabalho quânticos para simular e projetar materiais avançados.

A IBM disse que as empresas que estão se preparando para o futuro quântico hoje já superam seus pares em certos casos em agilidade e inovação.

⇒ Leia mais: Computação quântica já causa impacto em corrida por competitividade, diz chefe da IBM

PUBLICIDADE
A IBM tem apontado o avanço da adoção de sistemas quânticos por companhias de diferentes áreas de negócios (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)

No radar dos mercados

As ações globais oscilaram sem direção única nesta quarta-feira (22), enquanto os investidores acompanhavam uma série de balanços corporativos e notícias mistas sobre lucros em meio a preocupações com o comércio global e o shutdown dos EUA.

- Aposta bilionária em nuvem. A Anthropic negocia com o Google um acordo que pode render dezenas de bilhões de dólares em poder de computação via serviços de nuvem e uso das TPUs da gigante de tecnologia, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram à Bloomberg News.

- Hermès avança no trimestre. A receita da empresa de luxo cresceu 9,6% no terceiro trimestre, para € 3,88 bilhões, acima das estimativas, com impulso do desempenho nos EUA e sinais de recuperação na China. A unidade de couro, principal fonte de lucro, cresceu 13,3%, ligeiramente abaixo das projeções.

PUBLICIDADE

- Mercado imobiliário em Dubai. O bilionário Sultan Al Ghurair, herdeiro de uma das famílias mais ricas de Dubai, criou uma incorporadora para desenvolver e vender imóveis de luxo em terrenos da família. Mesmo com os preços dos imóveis 70% mais altos desde 2019, Al Ghurair aposta que a demanda seguirá forte na região.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Ações globais 22/10/25
🔘 As bolsas ontem (21/10): Dow Jones Industrials (+0,47%), S&P 500 (+0,01%), Nasdaq Composite (-0,16%), Stoxx 600 (+0,21%), Ibovespa (-0,29%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Netflix diz que perda tributária de US$ 619 mi no Brasil derrubou resultado global

Governo quer taxar bets, fintechs e elevar imposto a JCP para compensar MP, diz fonte

XP contrata ex-executivo do Itaú BBA para liderar a área de corporate do banco

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Justiça de SP proíbe 99Food de bloquear contratação de restaurantes por rival | OpenAI lança navegador ChatGPT Atlas com IA embarcada em novo desafio ao Google

• Opinião Bloomberg: Pacote de ajuda à Argentina é uma estratégia arriscada do governo Trump

• Para não ficar de fora: Venda de ativos da Warner Bros. atrai interesse de Netflix e Comcast, dizem fontes

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)