Ações tentam manter ganhos na Europa com juros no radar e em dia de feriado nos EUA

Investidores repercutem hoje falas de membro do BCE sobre a política monetária, enquanto aguardam dados do PCE e do IPCA-15 nos próximos dias

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
27 de Maio, 2024 | 07:19 AM

Bloomberg Línea — Em dia de menor liquidez nos mercados, por conta de feriado nos Estados Unidos e no Reino Unido, as ações europeias têm dificuldade para ganhar tração após um membro do Banco Central Europeu alertar que a política monetária terá que permanecer restritiva durante todo o ano.

O índice Stoxx Europe 600 operava perto da estabilidade por volta das 7h (horário de Brasília), enquanto os futuros de ações dos EUA e o dólar também permaneciam estáveis.

Em entrevista ao jornal Financial Times, Philip Lane, membro do Comitê Executivo do BCE, disse que a autoridade monetária está no caminho certo para começar a cortar as taxas de juros no próximo mês, mas terá que manter a política monetária em território restritivo ao longo de 2024.

Um corte de taxa em junho foi amplamente sinalizado, mas os passos seguintes são menos claros. Os dados desta semana podem mostrar que a inflação geral na zona do euro aumentou em maio.

PUBLICIDADE

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

💸 Inflação. A semana é marcada por dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, dados do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, e do IGP-M (a inflação do aluguel) serão divulgados na terça e quarta-feira, respectivamente. Nos EUA, os números do PCE serão destaque na sexta.

📈 ETH avança. As apostas em mais ganhos do ethereum estão se intensificando após uma mudança da regulamentação dos EUA para permitir ETFs que investem diretamente na cripto. A decisão da SEC catalisou um salto de 26% no segundo maior token nos sete dias até domingo.

🤖 IA de Musk. A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, levantou US$ 6 bilhões para acelerar a concorrência com antigos aliados na OpenAI. A rodada de investimentos Série B ocorre menos de um ano após a estreia da empresa e marca um dos maiores investimentos no campo emergente de desenvolvimento de ferramentas de IA.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 27-05-24dfd
🔘 As bolsas na sexta (24/05): Dow Jones Industrials (+0,01%), S&P 500 (+0,70%), Nasdaq (+1,10%), Stoxx 600 (-0,19%), Ibovespa (-0,34%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.