‘Espiral descendente’: empresas da Suíça encaram recessão e revisam planos por tarifas

As taxas de 39% impostas pelos EUA à Suíça levaram mais de 30% das empresas suíças a considerar transferir a produção para a UE, reduzir horas de trabalho ou planejar demissões

O grupo comercial Swissmem reportou uma queda de 13% nos pedidos de fabricação no segundo trimestre e vendas em declínio por nove trimestres seguidos, prevendo uma desaceleração ainda maior.
Por Levin Stamm
26 de Agosto, 2025 | 10:42 AM

Bloomberg — O setor manufatureiro da Suíça está afundado em uma recessão que provavelmente piorará devido às tarifas de 39% impostas inesperadamente sobre produtos do país pelos Estados Unidos.

Mais de 30% das empresas planejam transferir a produção para a União Europeia por causa das tarifas, informou o grupo comercial Swissmem na terça-feira (26), citando uma pesquisa com seus membros. Muitas também planejam reduzir o tempo de trabalho ou consideram fazer demissões.

PUBLICIDADE

De acordo com o Swissmem, os pedidos de fabricação caíram 13% no segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior, com as vendas gerais caindo pelo nono trimestre consecutivo.

O grupo espera que a desaceleração piore nos próximos meses. O índice de gerentes de compras da indústria suíça tem estado abaixo de 50 – o que sinaliza uma contração – desde o início de 2023.

“Estamos atualmente em uma perigosa espiral descendente, e o efeito dominó está sendo acentuado pelas tarifas dos EUA”, disse o diretor da Swissmem, Stefan Brupbacher. “Essa é uma situação dramática para as empresas, os funcionários e as regiões afetadas.”

PUBLICIDADE

A tarifa dos EUA sobre a Suíça é a mais alta imposta a qualquer país desenvolvido e representa uma grande ameaça para as empresas e a economia. As autoridades suíças estão trabalhando para remediar a situação e fizeram uma nova oferta aos EUA para obter melhores termos comerciais.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Bancos deveriam olhar mais para projetos ‘multifamily’, diz CEO do GRI Institute

Wellhub lança fundo de R$ 100 milhões em plano para expandir academias parceiras

Anúncio de demissão de diretora do Fed Lisa Cook por Trump abre batalha legal