As falhas da Faria Lima

Também no Breakfast: Fila para IPOs nos EUA aumenta e volume se aproxima de US$ 10 bi | BYD agora pretende avançar entre picapes elétricas | Crise do varejo faz nova vítima no mercado americano

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

A Faria Lima, que abriga o principal centro financeiro de São Paulo e do Brasil, enfrenta uma série de desafios relacionados à urbanização que se refletem no intenso tráfego de veículos que congestiona as ruas e demais avenidas da região durante grande parte do dia, além dos horários de pico.

Com uma concentração de escritórios de bancos, gestoras e corretoras e uma das maiores densidades demográficas do país, a área enfrenta desafios como a falta de espaço público e pouca interligação entre os bairros adjacentes, que abrigam restaurantes e comércios e que, segundo Rafael Birmann, incorporador imobiliário que atua na Faria Lima desde os anos 1990, poderiam atender os escritórios.

Birmann participou da construção do primeiro prédio do Morgan Stanley na cidade e é o empresário por trás do Birmann32, que ficou conhecido como “o prédio da Baleia , por causa da escultura na sua área de entrada.

PUBLICIDADE

“A coisa mais negativa em relação ao urbanismo são as cidades que ficam mortas à noite. Múltiplas atividades geram múltiplas ocupações em diferentes horários, o que dá vida a uma cidade. A Faria Lima tinha que se integrar a isso”, disse Birmann durante episódio do novo videocast da Bloomberg Línea, “Como Falar Faria Limês, gravado no estúdio da B3, em São Paulo.

Leia mais: ‘Como Falar Faria Limês’: as falhas de urbanismo da Faria Lima

Trânsito e carros parados na avenida Faria Lima, em São Paulo: outra das marcas do principal centro financeiro do Brasil (Foto: Victor Moriyama/Bloomberg)dfd

No radar dos mercados

As ações europeias têm a maior queda em cerca de dois meses nesta sexta-feira (5), enquanto os preços do petróleo permanecem próximos das máximas em cinco meses e os investidores se preparam para dados importantes sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos.

🇺🇸 Payroll. Dados de emprego nos EUA devem mostrar hoje a criação de 187.000 vagas no mês passado, após o aumento de 275.000 em fevereiro, e os ganhos médios por hora provavelmente subiram 0,2%, segundo economistas da Bloomberg.

💴 Iene sob pressão. O iene atingiu uma máxima de duas semanas após o líder do Banco do Japão, Kazuo Ueda, alimentar expectativas sobre um aumento adicional na taxa de juros mais tarde no ano. Apesar disso, a moeda segue no patamar mais desvalorizado em cerca de 34 anos.

🚢 Ponte de Baltimore. Autoridades federais dos EUA deverão divulgar nos próximos dias, segundo fontes da Bloomberg News, os resultados preliminares de sua investigação sobre o colapso da ponte de Baltimore que matou seis pessoas e fechou o porto de Baltimore na semana passada.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 5/4/24dfd
🔘 As bolsas ontem (04/04): Dow Jones Industrials (-1,35%), S&P 500 (-1,23%), Nasdaq Composite (-1,40%), Stoxx 600 (+0,16%), Ibovespa (+0,09%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Fila de IPOs cresce nos EUA e ofertas no ano podem superar US$ 10 bilhões

BYD planeja picape elétrica ainda em 2024 para enfrentar Hilux e Ranger

Do Brasil à Turquia: dólar forte impacta governos e bancos centrais no mundo

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Tesla vai elevar salários de equipe de IA para evitar fuga de talentos | Congresso do Peru rejeita impeachment de presidente por escândalo com Rolex

• Opinião Bloomberg: IA operada por humanos? Amazon mostra que tecnologia nem sempre é o que parece

• Para não ficar de fora: Crise do varejo: rede de lojas 99 Cents prevê encerramento de operações

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)