Musk diz que Tesla vai elevar salários de equipe de IA para evitar fuga de talentos

Quatro engenheiros da Tesla migraram para a startup xAI, de Elon Musk; bilionário culpa ‘guerra por talentos’ no segmento

Bilionário disse que a montadora vai aumentar salário de engenheiros de inteligência artificial (Foto: Nick Turner/Bloomberg)
Por Nick Turner
04 de Abril, 2024 | 02:51 PM

Bloomberg — O CEO da Tesla (TSLA), Elon Musk, reconheceu que a montadora precisa se esforçar para reter especialistas em inteligência artificial (IA), alguns dos quais deixaram a empresa em 2023 para fundar suas próprias empresas de IA.

“A Tesla vai aumentar a remuneração (dependendo do desempenho) de sua equipe de engenharia de IA”, disse Musk no X, antigo Twitter. Ao responder a um artigo do site The Information sobre como sua startup xAI contratou quatro engenheiros da Tesla, o CEO colocou a culpa em uma “guerra por talentos”.

Um êxodo de pessoal da empresa mais valiosa de Musk para a startup pode agravar preocupações sobre conflitos e governança dentro do império do bilionário.

Em janeiro, Musk disse que, a menos que receba cerca de 25% das ações com direito a voto da Tesla, ele prefere desenvolver produtos de IA e robótica em outra empresa.

PUBLICIDADE

Duas semanas depois, uma juíza de Delaware anulou um enorme prêmio em ações que o conselho da Tesla havia concedido a ele em 2018.

Musk anunciou a formação da xAI em julho de 2023, depois de meses insinuando que queria construir uma alternativa ao ChatGPT.

Ele desempenhou um papel fundamental na cofundação da OpenAI, desenvolvedora do chatbot, mas se desentendeu com outros líderes da startup.

PUBLICIDADE

Leia mais: Adeus, Califórnia. Como Elon Musk se tornou um motor para a economia do Texas

“Conforme a Tesla continua focando mais em IA, isso eliminará um potencial conflito futuro para Elon”, disse a OpenAI em fevereiro de 2018 em uma publicação em um blog na qual anunciava a saída do bilionário do conselho da empresa.

Depois que o The Information disse na quarta-feira (3) que Ethan Knight, um membro da equipe da Tesla que trabalha em visão computacional para sistemas de direção avançados, saiu no mês passado para ingressar na xAI, Musk disse que a OpenAI havia tentado contratá-lo.

“Ethan iria para a OpenAI, então era xAI ou eles”, escreveu Musk no X. “Eles recrutam agressivamente os engenheiros da Tesla com ofertas de remuneração enormes e, infelizmente, são bem-sucedidos em alguns casos.”

Meses depois de deixar a Tesla em julho de 2022, Andrej Karpathy, diretor sênior de IA, voltou à OpenAI e trabalhou no modelo de linguagem do ChatGPT. Karpathy deixou a empresa no início deste ano.

Musk lançou um concorrente do ChatGPT chamado Grok em novembro de 2023. Ele disse que os acionistas do X – que teve uma perda significativa de valor de mercado desde que o bilionário adquiriu a empresa – terão participação de 25% na xAI.

“Existem mais de 200 engenheiros excelentes na equipe Tesla AI/Autonomy”, escreveu Musk no X. “O ritmo de progresso da Tesla com autonomia está acelerando. A guerra por talentos na área de IA é a mais louca que já vi!”

PUBLICIDADE

Leia mais: Tesla perde fatia de mercado na China com o avanço de montadoras do país

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

De olho em IPO, Gympass muda nome para Wellhub com foco no mercado de bem-estar