Locadoras reduzem elétricos

Também no Breakfast: A volta dos irmãos Batista ao conselho da JBS | Casas Bahia: risco de perder até R$ 9 bi em ações judiciais, diz EY | Desabamento de ponte em Baltimore cria gargalo para o comércio

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Em uma roda de conversa em um recente evento do setor automotivo em São Paulo, executivos de concessionárias e locadoras chegaram a um raro consenso no setor: os carros elétricos estão muito longe de tomar o mercado. “O mundo não vai ser elétrico”, disseram dois deles.

No mercado de locação, a promessa de eletrificação parece estar ainda mais distante de se tornar realidade. Após um movimento inicial de compra de carros elétricos e híbridos, grandes locadoras estão vendendo essas frotas com prejuízos, segundo apurou a Bloomberg Línea nas últimas semanas com diferentes fontes do setor, ouvidas sob condição de anonimato porque as discussões são privadas.

Um executivo de uma locadora confirmou que as empresas vêm amargando prejuízos com a venda de veículos eletrificados porque a demanda para locação não compensa. Ele explicou que o aluguel de diárias – rent a car – é um negócio complexo e sofisticado no mundo inteiro, o que dificulta a rentabilização em condições tradicionais. No segmento de carros elétricos, lucrar é ainda mais desafiador.

PUBLICIDADE

Leia mais: Por que grandes locadoras têm reduzido a frota de carros elétricos no Brasil

José Cruz/Agência Brasildfd

No radar dos mercados

As ações europeias operam próximas da estabilidade nesta quarta-feira (27), antes de novos dados econômicos na zona do euro. Já os futuros de ações nos Estados Unidos tentam uma recuperação após três dias consecutivos de perdas.

🚘 BYD cai na bolsa. A BYD reportou lucro aquém das estimativas em 2023, levantando questões sobre se a maior fabricante de veículos elétricos da China pode sustentar um forte crescimento de lucro enquanto enfrenta uma intensa guerra de preços. Suas ações caíram mesmo depois de quase triplicar o pagamento de dividendos.

📱 Oi quer adiar assembleia. A operadora brasileira Oi, em recuperação judicial, está planejando adiar sua assembleia de credores para 10 de abril depois de chegar a um acordo com os detentores de títulos da dívida externa, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à Bloomberg News.

🇯🇵 Queda do iene. O iene atingiu seu nível mais baixo em relação ao dólar desde 1990, alimentando apostas de uma intervenção. Os formuladores de políticas monetárias estão ficando sem opções além de comprar a moeda para sustentá-la após o primeiro aumento da taxa de juros pelo Banco do Japão desde 2007 não ter alterado sua trajetória.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 27/03/2024dfd
🔘 As bolsas ontem (26/03): Dow Jones Industrials (-0,08%), S&P 500 (-0,28%), Nasdaq Composite (-0,42%), Stoxx 600 (+0,24%), Ibovespa (-0,05%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

JBS propõe volta dos irmãos Joesley e Wesley Batista ao conselho de administração

Casas Bahia corre risco de perder até R$ 9 bi em ações judiciais, aponta auditoria

IPCA-15 de março indica obstáculos para a queda da Selic, dizem economistas

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Larry Fink alerta para crise de aposentadoria em sua carta anual da BlackRock | China entra com queixa contra EUA na OMC por subsídios a carros elétricos

• Opinião Bloomberg: Não é só choque de oferta. Como o mercado explica a disparada do preço do cacau

• Para não ficar de fora: Desabamento de ponte em Baltimore bloqueia porto e cria gargalo para o comércio

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)