PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa firma queda pressionado por Vale, Petrobras e Gerdau

Índices acionários americanos também operam sob pressão baixista após falas de Powell no Congresso

Medo de recessão segue pressionando índices acionários
23 de Junho, 2022 | 02:20 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Blooomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) firmou queda na tarde desta quinta-feira (23), abaixo dos 100 mil pontos, com as quedas de papéis fortes como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4) e Gerdau (GGBR4) pesando no índice. Os papéis americanos também operam sob pressão baixista após falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso.

Após uma das declarações mais contundentes até aqui sobre os riscos de contração da economia dos Estados Unidos, Powell voltou a falar com congressistas americanos sobre o aumento dos juros no país. Durante a resposta às colocações da senadora republicana Ann Wagner, Powell declarou que, “com o benefício da retrospectiva”, o Fed subestimou o avanço da inflação no final da pandemia.

Ele também disse que a luta contra a inflação é “incondicional” e que é “significativamente mais desafiador” reduzir a inflação sem impactar o mercado de trabalho.

O depoimento desta quinta-feira (23) acontece perante à Câmara dos Representantes do Congresso americano.

PUBLICIDADE

O discurso segue o tom apresentado ontem, no Senado, quando Powell admitiu pela primeira vez de forma aberta a possibilidade de uma recessão, mesmo que de forma tímida. Segundo o dirigente, um “pouso suave” (soft landing) da economia frente à alta dos juros americanos será muito difícil de alcançar dado o ambiente que se configurou para a economia global nos últimos meses.

Entre as commodities, o preço do minério de ferro avançou de seu fechamento mais baixo em mais de seis meses depois que o presidente chinês Xi Jinping prometeu atingir as metas econômicas para o ano, apesar dos ventos contrários da pandemia e do mercado imobiliário do país. Medidas para um maior crescimento significariam um aumento da demanda por minério de ferro.

Confira o desempenho dos mercados nesta quinta-feira (23):

  • Por volta das 14h10 (horário de Brasília), o Ibovespa caía 1,18%, a 98.344 pontos
  • O dólar à vista subia 0,35%, negociado a R$ 5,21;
  • Nos EUA, o Dow Jones caía 0,32% e o S&P 500, 0,09%, enquanto o Nasdaq subia 0,32%

Leia também:

Transporte de combustível dos EUA para o Brasil fica 10 vezes mais caro em 4 meses

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.