Bill Gates prevê desaceleração econômica global

Co-fundador da Microsoft atribui cenário ao aumento das taxas de juros e consequências geradas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, como alta nas commodities

Bill Gates estima que aumento dos juros e alta das commoditieis irão frear o crescimento econômico mundial
Por Victoria Cavaliere
08 de Maio, 2022 | 06:01 PM

Bloomberg — Bill Gates disse que as taxas de juros provavelmente subirão o suficiente para causar uma desaceleração econômica global, desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pelas consequências da pandemia de Covid-19. “Receio que os ursos tenham um argumento bastante forte, o que me preocupa muito”, disse Gates durante entrevista ao programa “Fareed Zakaria GPS” da CNN.

O bilionário filantropo e co-fundador da Microsoft (MSFT) disse que a guerra na Ucrânia, que elevou os preços das commodities, “vem no topo da pandemia, onde os níveis de dívida do governo já eram muito altos e já havia alguns problemas na cadeia de suprimentos”.

Muitos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Índia, começaram a aumentar as taxas de juros para tentar conter a inflação. Isso “eventualmente resultará em uma desaceleração econômica”, disse Gates, cuja fortuna de US$ 123 bilhões o torna a quarta pessoa mais rica do mundo, segundo o Bloomberg Billionaires Index.

O Fundo Monetário Internacional fez no mês passado sua maior redução na previsão de crescimento mundial desde os primeiros meses da pandemia e projetou um aumento da inflação ainda mais rápido por causa da guerra na Ucrânia e dos novos bloqueios impostos pela China devido ao coronavírus.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também