PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cripto

Wikipedia encerra doações em criptomoedas por questão ambiental

Impacto sobre receita da Wikimedia Foundation será mínimo, pois as doações em criptomoedas constituem apenas 0,08% da receita geral

Após fazer enquete sobre doações em criptomoedas e efeitos ambientais, a Wikimedia Foundation optou por encerrar o processo
Por Muyao Shen
02 de Maio, 2022 | 09:01 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos por trás da Wikipedia, deixará de aceitar doações de criptomoedas em meio à preocupação com seu impacto negativo no meio ambiente.

“Começamos a aceitar criptomoedas diretamente em 2014 para atender a pedidos de nossos voluntários e comunidades de doadores”, disse a organização em comunicado no domingo (1). “Estamos tomando esta decisão com base em feedback recente dessa mesma comunidade”.

PUBLICIDADE

A WMF fechará sua conta no Bitpay, prestador de serviços de pagamento em criptomoedas, e também suspenderá seus métodos diretos para aceitar criptomoedas como doações.

Uma proposta com foco nessa questão foi feita no início deste ano, e pouco menos de 400 usuários participaram da votação e discutiram se a WMF deveria parar de aceitar doações de criptomoedas. A maioria votou sim – 232 a 94. Os usuários que apoiam a interrupção do processo estão principalmente preocupados com os mecanismos de uso intensivo de energia no espaço da moeda digital.

A Wikimedia Foundation decidiu parar de aceitar doações de criptomoedas. A decisão foi tomada com base em um pedido da comunidade para que a WMF não aceitasse mais doações de criptomoedas, resultado de uma discussão de três meses que terminou no início deste mês.

PUBLICIDADE

Alguns membros da comunidade da Wikipedia se opuseram à proposta citando que existem opções de criptomoedas com uso menos intensivo de energia e que as criptomoedas mostraram suas vantagens para fornecer formas mais seguras de doações para pessoas em países opressivos.

A Bloomberg News informou anteriormente que o impacto do resultado da votação seria menor no contexto do financiamento da WMF. O total de doações em criptomoedas para a WMF no último exercício financeiro representaram apenas 0,08% da receita geral.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Últimas BrasilcriptoCriptomoedaWikipedia
PUBLICIDADE