PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Quem é o 2º jornalista do mesmo veículo que foi assassinado este ano no México

Onda de violência contra jornalistas vem devastando o México – neste ano, oito foram assassinados

Presidente do México já fez diversas críticas a jornalistas por supostamente se oporem a ele
Por Maya Averbuch e Dale Quinn
19 de Março, 2022 | 07:25 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — As autoridades estão investigando a morte de um jornalista que foi assassinado a tiros no estado de Michoacán, no México, à medida que aumenta a violência contra trabalhadores da mídia no país.

Armando Linares López foi assassinado em uma residência particular após ser ferido a bala, informou a Procuradoria Geral do Estado no Twitter.

PUBLICIDADE

Linares trabalhava com a Monitor Michoacán e é o segundo jornalista da publicação que foi assassinado este ano. Ele havia denunciado ameaças contra ele e seus colegas de trabalho após o assassinato de seu colega Roberto Toledo no final de janeiro, segundo o jornal El Financiero.

Uma onda de assassinatos de jornalistas assolou o México e, só neste ano, já são pelo menos oito jornalistas assassinados. Isso gerou pedidos internacionais inclusive do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e do Parlamento Europeu para que o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador tome medidas para interromper a violência.

AMLO então pediu a Blinken que não interferisse e comparou o Parlamento Europeu a “ovelhas” por se juntar aos ataques da oposição mexicana contra ele. Os legisladores disseram que AMLO deveria parar de criticar os jornalistas, principalmente em meio a uma onda de violência contra eles.

PUBLICIDADE

O presidente atacou diversos jornalistas que, segundo ele, são da oposição. Ele defendeu o histórico de direitos humanos de seu governo, dizendo que está investigando os assassinatos e que determinou prisões na maioria dos casos.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE