Internacional

Rússia revida a sanções e decide restringir exportações de matérias-primas

O Kremlin instruiu o governo a preparar uma lista de países aos quais as restrições serão aplicadas em dois dias

Rússia revida a sanções e decide restringir exportações de matérias-primas
Por Bloomberg News
08 de Março, 2022 | 05:49 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Rússia emitiu uma ordem dizendo que restringiria o comércio de alguns bens e matérias-primas em resposta a sanções, e disse que seguiria detalhes sobre quais produtos seriam afetados.

O presidente Vladimir Putin assinou a ordem para proibir ou restringir mercadorias, mas disse que esses itens ainda precisam ser definidos pelo gabinete, de acordo com o documento publicado na terça-feira. O Kremlin instruiu o governo a preparar uma lista de países aos quais as restrições serão aplicadas em dois dias.

A Rússia é um grande exportador de petróleo, gás, grãos e metais, e os preços das commodities subiram desde a invasão da Ucrânia com a perspectiva de interrupções no fornecimento, sanções e contramedidas.

Até agora, além dos limites à retirada de moeda do país, as sanções retaliatórias da Rússia têm sido vagas, incluindo a criação de uma lista de “países hostis” e uma ameaça esta semana de cortar o fornecimento de gás natural para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1.

PUBLICIDADE

As potências ocidentais continuam a intensificar as medidas contra Moscou e, na terça-feira, os EUA e o Reino Unido proibiram as importações de petróleo russo. A União Europeia continua dividida sobre a adoção de medidas semelhantes, pois é mais dependente das importações russas de combustíveis fósseis.

O comércio internacional já foi severamente restringido após as sanções dos EUA e da Europa ao banco central da Rússia e aos principais credores. Muitas empresas também estão evitando fornecedores russos, mesmo quando as sanções não estão em vigor, inclusive no mercado de petróleo.

--Com assistência de Allison Nicole Smith e Alexey Anishchuk.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE