PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Vale decepciona com queda na produção de minério no quarto trimestre

Chuvas em Minas Gerais no início do ano tiveram impacto na produção da mineradora, mas não alteraram o guidance de produção para 2022

Segundo a companhia em comunicado ao mercado, o aumento anual foi resultado da maior produção das operações em Minas Gerais, que ficou 17% acima do ano anterior
10 de Fevereiro, 2022 | 07:00 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção referente ao último trimestre de 2021 nesta quinta-feira (10) e decepcionou o mercado.

A mineradora registrou a produção de 82,47 milhões de toneladas de minério de ferro no quarto trimestre de 2021, um recuo de 7,8% em relação ao trimestre anterior e de 2,4% em relação ao mesmo período de 2020. O dado também ficou abaixo da estimativa Bloomberg, que esperava resultado de 85,6 milhões de toneladas.

No acumulado de 2021, a Vale produziu 315,61 milhões de toneladas de minério de ferro, um aumento de 5,1% em relação ao ano de 2020.

Segundo a companhia em comunicado ao mercado, o aumento anual foi resultado da maior produção das operações em Minas Gerais, que ficou 17% acima do ano anterior, o que compensou o desempenho mais fraco em S11D, o complexo de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A Vale destacou também o cenário favorável aos preços de mercado.

PUBLICIDADE

Veja mais: Ação da Vale voltará à casa dos R$ 100? Banco Inter vê preço-alvo de R$ 109

A mineradora estabeleceu como guidance a faixa 320 milhões de toneladas a 335 milhões de toneladas de minério de ferro para este ano. Segundo a Vale, o impacto das paralisações da produção de minério de ferro por conta das chuvas em Minas Gerais foi de aproximadamente 2 milhões de toneladas, o que não alterou o guidance, uma vez que já havia sido considerado o impacto sazonal da estação chuvosa.

Já as vendas de minério de ferro no quarto trimestre registraram um aumento de 22,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 0,4% em relação ao quarto trimestre de 2020.

“Apesar da menor produção no trimestre, as vendas de finos de minério de ferro e pelotas aumentaram 23,2%, devido principalmente ao uso de estoques em trânsito formados no terceiro trimestre de 2021, levando a um recorde de vendas de finos de minério de ferro para um quarto trimestre”, disse a companhia no documento.

PUBLICIDADE

Leia também:

Vale reduz distância da Rio Tinto e ruma para retomar liderança em minério

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.