PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Vale reduz distância da Rio Tinto e ruma para retomar liderança em minério

Brasileira perdeu título de principal fornecedora após o desastre com a barragem de rejeitos de Brumadinho há três anos

Vale reduz distância da Rio Tinto e ruma para retomar liderança em minério
Por Mariana Durao
09 de Fevereiro, 2022 | 09:11 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Vale (VALE3) reduziu a lacuna de produção de minério de ferro em relação à sua principal rival, o Grupo Rio Tinto, e a expectativa é que registre uma produção ligeiramente maior no quarto trimestre.

As minas australianas da Rio Tinto produziram 84,1 milhões de toneladas da matéria-prima siderúrgica no último trimestre do ano passado. Em seu relatório de produção de quinta-feira, a Vale reportará 85,6 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa média dos analistas.

A mineradora brasileira perdeu o título de principal fornecedora de minério de ferro para a Rio Tinto após o desastre com a barragem de rejeitos de Brumadinho há três anos. Depois de focar em segurança, a Vale vem lentamente recuperando a produção. A Rio Tinto, por sua vez, sofreu com as chuvas, as consequências da destruição de um sítio arqueológico e atrasos em projetos.

  dfd

Agora, as duas empresas estão niveladas, e até mesmo apresentando guidances idênticos para 2022, de 320-335 milhões de toneladas, embora o da Rio Tinto seja para embarques e o da Vale seja para produção.

PUBLICIDADE

A empresa sediada no Rio de Janeiro, no entanto, continua a repetir o mantra do foco em valor em relação a volume de produção, com receio de inundar um mercado que ainda está se recuperando de um baque no segundo semestre do ano passado.

“A Vale quer flexibilidade para produzir 400 mi t, mas não vai suprir o mercado em excesso e está feliz em manter os níveis atuais de produção, se isso for tudo o que o mercado precisa”, escreveram analistas do Citigroup em nota aos clientes, após reunião com o diretor financeiro Gustavo Pimenta.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também