PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Musk diz que Tesla ainda não chegou à Índia por ‘desafios com o governo’

Empresário exigiu menos impostos para que a montadora de veículos elétricos possa começar vendas a um preço mais barato

Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Elon Musk queria vender carros da Tesla na Índia já em 2019. Três anos depois, o pioneiro de veículos elétricos dos Estados Unidos ainda não avançou muito nesse projeto.

“Ainda estou enfrentando muitos desafios com o governo”, disse Musk em um post no Twitter na quinta-feira (13) na Ásia, respondendo a um usuário que perguntou se havia alguma atualização sobre o lançamento da Tesla no país do sul da Ásia.

PUBLICIDADE

O CEO da Tesla, Musk, e o governo do primeiro-ministro Narendra Modi estão em negociações há anos, mas divergências sobre uma fábrica local e as tarifas de importação do país de até 100% levaram a um impasse. O governo pediu ao fabricante de VE para aumentar a aquisição local e compartilhar planos detalhados de fabricação; Musk exigiu impostos mais baixos para que a Tesla possa começar vendendo veículos importados a um preço mais barato em um mercado preocupado com o orçamento.

“Ainda trabalhando com muitos desafios com o governo”

Em outubro, um ministro indiano disse que pediu à Tesla que evitasse vender carros fabricados na China no país e estimulou a montadora a fabricar, vender e exportar veículos de uma fábrica local. A Índia, com uma população comparável à da China, é um mercado altamente promissor para os fabricantes de veículos elétricos, mas as estradas do país ainda são dominadas por carros baratos e sem frescuras feitos pelas unidades locais da Suzuki Motor e Hyundai Motor.

PUBLICIDADE

A Tesla também enfrentará a concorrência de outros players estrangeiros, incluindo a Mercedes-Benz, que anunciou na quarta-feira (12) que lançará um EQS montado localmente - a versão elétrica de seu carro-chefe sedã Classe S - na Índia até o quarto trimestre.

Embora a Índia tenha prometido zerar o carbono líquido até 2070 e o governo esteja procurando reforçar a venda de veículos elétricos, sua transição verde ainda está em estágio inicial.

– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, Localization Specialist da Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE