Bloomberg Línea — Após um início de semana caótico e inusitado, com a queda de algumas das principais redes sociais e outras plataformas ao redor do globo, os mercados internacionais amanhecem mais calmos nesta terça-feira (5), mas com calmas comedidas antes de uma série de indicadores.
Veja mais: Mercados internacionais tentam se recompor depois de jornada disruptiva
Por aqui, o destaque é a divulgação, às 9h, da produção industrial de setembro, que pode sinalizar o atual patamar da recuperação econômica. Ontem, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em transmissão que a autoridade não vai mais tolerar aumentos da inflação e que fará os ajustes necessários nos juros para tal.
- Futuros americanos operam em alta, com Dow Jones (+0,31%), S&P 500 (+0,31%) e Nasdaq (+0,32%)
- As bolsas asiáticas fecharam mistas, com Tóquio/Nikkei 225 (-2,19%), Hong Kong/Hang Seng (+0,28%) e Xangai (+0,9%)
- Por aqui, na segunda, o Ibovespa fechou em queda de 2,22%, aos 110.393,09 pontos. O dólar fechou em alta de 1,44%, a R$ 5,45.
Direto de Brasília (e outros lugares)
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o PDT ingressaram com um pedido no STF para que Paulo Guedes seja investigado pelo Ministério Público Federal por conta da offshore mantida nas Ilhas Virgens Britânicas.
A Procuradoria-Geral da República abriu investigação preliminar sobre se há ou não conflito de interesse do ministro em manter a estrutura no exterior ao mesmo tempo em que comanda a economia.
Em NY, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) esteve reunido ontem com representantes do Goldman Sachs e o fundo de investimentos australiano Macquarie para roadshow sobre investimentos em ferrovias, portos e aeroportos no país. O maior interesse recaiu sobre desestatizações portuárias, Santos, em especial.
Por aqui, atenção com o Senado onde pode ser votado hoje o PLS 261, que permite o modelo de ferrovias por autorização. O tema foi tratado pela MP 1065, que abriu o país a projetos privados. O projeto do Senado prevê que parte das ferrovias seja reservada à operações de terceiros – o governo diz que a mudança pode inviabilizar investimentos já acertados.
Hospital Mater Dei aprovou emissão de R$ 500 milhões debêntures (remuneração DI + 1,75% ao ano).
O Brasil registrou 10.425 novos casos de Covid-19 e 204 mortes em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde.
Enquanto você dormia
O problema enfrentado pelo Facebook ontem, conforme especialistas, se deu por conta do sistema de nomes de domínio da empresa (DNS), um componente relativamente desconhecido - pelo menos para as massas - mas crucial da internet. É como uma lista telefônica para a Internet - é a ferramenta que converte um domínio da web, como Facebook.com, no protocolo de internet real, ou endereço IP, onde o site reside.
Ações do Facebook voltaram a subir no fim do pregão de ontem, ainda sem recuperar as perdas, à medida que os serviços eram restabelecidos. Frances Haugen, gerente de produto que deixou a empresa em maio e a acusa de más práticas, será ouvida no Senado americano hoje.
- Operadora de turismo CVC sofre ataque cibernético
- BDRs da XP estreiam na B3 nesta segunda; entenda proporção
- Nubank apresenta instabilidade em sistema de pagamentos
- Bolha das ações de tech estourou no Brasil, diz gestor da Trígono
- Para 42% dos brasileiros, não dá para passar um dia sem redes sociais
- Usuários começam a relatar retorno gradual das redes do Facebook
As manchetes dos jornais:
- Valor: Banco Central tem foco em 2022 e não ajustará meta de inflação, diz Campos
- Folha: Lula e Bolsonaro minimizam governos e miram bancadas fortes no Senado na eleição de 2022
- Estadão: Comissão deve se opor a Bolsonaro e recomendar excluir ‘tratamento precoce’ do SUS
- O Globo: Eleições 2022: Jair Bolsonaro perde apoio nas assembleias estaduais
- NYT: When Facebook’s Apps Went Down, the World Saw How Much It Runs on Them
- WSJ: Facebook Documents Whistleblower to Face Senate Panel
- Washington Post: Biden says he cannot promise U.S. will not breach debt-ceiling limit
Agenda do dia
Indicadores Brasil: Produção Industrial (9h); PMI Composto Markit (10h); PMI do Setor de Serviços Markit (10h)
Indicadores EUA: Exportações (9h30); PMI Composto Markit (10h45); PMI do Setor de Serviços (11h)
- Jair Bolsonaro: Partida do Rio de Janeiro/RJ para Brasília/DF (9h50); reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência (15h)
- Paulo Guedes (Economia): 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE (10h); Simpósio Cidadania Cristã " Os desafios e conquistas da economia Brasileira” (15h20); Reunião com o senador Nelsinho Trad (líder PSD-MS) (17h); Reunião com o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) (18h)
- Roberto Campos Neto (Banco Central): Videoconferência com representantes da GIC, Fundo Soberano de Cingapura (9h); videoconferência com Solange Paiva Vieira, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep) (17h)
Pra não ficar de fora
Claro que o assunto principal e mais comentado do Twitter entre ontem e o hoje segue sendo a queda generalizada das redes sociais controladas pelo bilionário Mark Zuckerberg. A plataforma de tweets resistiu ao tráfego massivo que correu para lá para ver o que estava acontecendo com o WhatsApp, Instagram e Facebook.
A plataforma também sofreu algumas instabilidades ao longo do dia por conta do tráfego.
Muita gente achou que o problema nas redes sociais era por conta de conexão fraca no Wi-Fi
--Com colaboração de Michelly Teixeira