PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Entenda a tecnologia que derrubou o Facebook

Problema técnico relacionado aos registros DNS da companhia causou interrupções na própria rede, além do Whatsapp e Instagram, também pertencentes à gigante da tecnologia

Funcionários do campus da empresa em Menlo Park, Califórnia, não conseguiam acessar escritórios e salas de conferência que exigiam um crachá de segurança
Por Kartikay Mehrotra
04 de Outubro, 2021 | 06:56 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — As quedas do Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda-feira (4) ocorreram por causa de um problema no sistema de nomes de domínio da empresa (DNS), um componente relativamente desconhecido - pelo menos para as massas - mas crucial da internet.

PUBLICIDADE

Comumente conhecido como DNS, é como uma lista telefônica para a Internet. É a ferramenta que converte um domínio da web, como Facebook.com, no protocolo de internet real, ou endereço IP, onde o site reside. Pense no Facebook.com como a pessoa que alguém pode procurar nas páginas em branco e o endereço IP como o endereço físico que eles encontrarão.

Hoje (4), um problema técnico relacionado aos registros DNS do Facebook causou interrupções. Quando ocorre um erro de DNS, isso torna impossível transformar o Facebook.com na página de perfil de um usuário. Aparentemente, foi isso que aconteceu dentro do Facebook - mas em uma escala que paralisou temporariamente todo o ecossistema do Facebook.

PUBLICIDADE

Veja mais: Por que Whatsapp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade?

Não apenas as plataformas principais do Facebook estão inativas, mas também alguns de seus aplicativos internos, incluindo o próprio sistema de e-mail da empresa. Usuários do Twitter e do Reddit também indicam que os funcionários do campus da empresa em Menlo Park, Califórnia, não conseguiam acessar escritórios e salas de conferência que exigiam um crachá de segurança. Isso pode acontecer se o sistema que concede acesso também estiver conectado ao mesmo domínio - Facebook.com.

PUBLICIDADE

O problema no Facebook parece ter suas origens no Border Gateway Protocol, ou BGP. Se DNS é a lista telefônica da Internet, o BGP é seu serviço postal. Quando um usuário insere dados na Internet, o BGP determina os melhores caminhos disponíveis que os dados podem percorrer.

Minutos antes de as plataformas do Facebook pararem de carregar, os registros públicos mostram que um grande número de mudanças foram feitas nas rotas de BGP do Facebook, de acordo com o diretor de tecnologia da Cloudflare, John Graham-Cumming, em um tweet.

PUBLICIDADE

Embora a confusão do BGP possa explicar por que o DNS do Facebook falhou, a empresa ainda não comentou por que as rotas do BGP foram retiradas no início deste 4 de outubro.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Zuckerberg perde US$ 6 bi em poucas horas com instabilidade do Facebook