Mercados

Ibovespa oscila mesmo com commodities em alta no exterior

Índice segue movimento observado nas principais bolsas globais, de olho também nas questões locais

Mercados seguem caminhos distintos nesta segunda-feira
27 de Setembro, 2021 | 03:54 pm
Tempo de leitura: <1 minuto

São Paulo — O Ibovespa oscila na tarde desta segunda-feira (27), em uma sessão marcada pela cena externa mista, com as principais bolsas globais seguindo rumos distintos, e alta nas commodities, que impactam positivamente ações relacionadas por aqui. Já o dólar avança, de olho na situação fiscal do país e nos sinais do Federal Reserve nos Estados Unidos.

  • A bolsa opera na casa dos 112.000 pontos, entre altas e baixas, sem uma tendência clara, dada as pressões mistas sob o índice. Ganhos nos papéis de bancos e commodities, como Vale (VALE3) e PetroRio (PRIO3), que se beneficiam das altas lá fora, impedem perdas maiores do Ibovespa.
  • O dólar avança, com os investidores avaliando falas do ministro da economia, Paulo Guedes, mais cedo, e já na espera pela ata do Copom, que será divulgada amanhã.

Investidores elevaram as apostas em um aumento na taxa de juros americana depois que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que o banco central poderia começar a reduzir suas compras de ativos em novembro, enquanto as autoridades atualizavam suas previsões - mostrando que metade deles vê um aperto até o final de 2022.

Na cena local, mais cedo, o ministro Paulo Guedes reforçou o compromisso fiscal durante evento no Planalto, pedindo também colaboração entre os poderes. “Nos foram pedidos um reforço do Auxílio Emergencial. O Auxílio Brasil, com responsabilidade fiscal, dentro do Teto de Gastos, exige apoio do Congresso. Esse reforço exige a cooperação dos poderes”, disse Guedes.

Mercado agora

  • Câmbio: Perto das 15h30, o dólar operava em alta de 0,83% a R$ 5,37
  • Bolsa: O Ibovespa caía 0,35%, a 112.896 pontos
    • Lideravam as altas percentuais BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e PetroRio (PRIO3). As ações da Locaweb (LWSA3), Grupo Soma (SOMA3) e Banco Inter (BIDI11) foram destaques negativos
  • Destaques da bolsa: A Usiminas paralisou as operações do Alto Forno por um período de 90 a 150 dias após um incidente ocorrido no equipamento localizado na usina de Ipatinga (MG), no Vale do Aço, na última sexta-feira (24).
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro próximo subia de 7,135% para 7,155%, enquanto a taxa para janeiro de 2027 ia de 10,42% para 10,58%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones subia 0,37%, o S&P 500 caía 0,11% e o Nasdaq 0,42%

Leia também

PUBLICIDADE

BC provocou ‘deuses do câmbio e da inflação’, diz Parnes, da SPX

Fusão Hapvida-GNDI tem ‘alto risco’ de restrições pelo Cade, diz Bradesco

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE