promo
Mercados

BNB contrata 5 bancos para oferta em meio a incertezas sobre comando

Itaú BBA, BTG Pactual, Bradesco BBI, Bank of America e UBS BB vão assessor Banco do Nordeste em potencial operação na Bolsa

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O Banco do Nordeste contratou cinco bancos para assessorá-lo em uma potencial operação no mercado de capitais. O anúncio ocorre no momento em que o futuro comando da instituição é incerto diante da cobiça de partidos do Centrão para indicar aliados.

Veja mais: Em meio à crise política, Centrão volta a cobiçar comando do Banco do Nordeste

Os bancos selecionados como prestadores de serviço de assessoria na avaliação de oportunidades para a realização de eventual operação no segmento de renda variável são: Itaú BBA, BTG Pactual, Bradesco BBI, Bank of America e UBS BB.

A intenção de realizar uma possível oferta pública foi comunicada ao mercado no último dia 27 de julho. Atualmente, as ações do BNB praticamente não possuem liquidez no pregão.

O atual presidente da instituição de fomento, Romildo Rolim, concluiu o terceiro mandato à frente do BNB, o que seria o limite previsto no estatuto do banco e na Lei das Estatais (Nº 13.303/2016), mas continua no cargo e sofre a pressão de uma denúncia atribuída ao Ministério Público Federal, com suspeita de contratação de dois assessores especiais e por não publicar na internet a ata do conselho de administração do BNB por envolver seu nome em possíveis ilegalidades, associadas ao microcrédito do BNB. Cópias dos documentos foram publicados pelo Jornal de Brasília, do Distrito Federal.

Procurado pela reportagem sobre o teor da reportagem publicada, o Ministério da Fazenda ainda não comentou o caso. O Banco do Nordeste nega as informações citadas pelo Jornal de Brasília.

Sérgio Ripardo

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.