Rival do GetNinjas? Uber desenvolve código para oferecer serviços domésticos

Empresa de mobilidade urbana e entregas não quis comentar a descoberta de um desenvolvedor; funcionalidade permitiria contratar serviços com hora marcada

A sign with the Uber Technologies Inc. logo at their pavilion ahead of the World Economic Forum (WEF) in Davos, Switzerland, on Sunday, Jan. 15, 2023. The annual Davos gathering of political leaders, top executives and celebrities runs from January 16 to 20. Photographer: Stefan Wermuth/Bloomberg
Por Mark Gurman e Natalie Lung
08 de Setembro, 2023 | 07:31 PM

Bloomberg — A Uber Technologies (UBER) está trabalhando em um serviço semelhante ao TaskRabbit que permitirá aos usuários do aplicativo contratar pessoas para realizar diversas tarefas em uma expansão que vai além de dirigir e fazer entregas.

O potencial novo serviço, codinome “Chore”, foi descoberto dentro do aplicativo da Uber para iPhone, dentro de sequências de código ocultas.

De acordo com o código, uma pessoa pode ser contratada para executar tarefas por no mínimo uma hora. O aplicativo pedirá aos usuários que especifiquem qual trabalho é necessário, quanto tempo levará e quando desejam que a pessoa chegue para a execução.

Semelhante a uma viagem ou a uma entrega de comida no aplicativo Uber, o código indica que o usuário será solicitado a especificar o endereço da solicitação, revisar o envio e pressionar um botão para solicitá-lo. O aplicativo determinará o custo com base no tempo necessário para realizar a tarefa.

PUBLICIDADE

O código, descoberto pelo desenvolvedor Steve Moser e compartilhado com a Bloomberg News, ainda é inicial e não fornece exemplos de possíveis soluções. Mas serviços concorrentes, como TaskRabbit e o Angi, nos Estados Unidos, apoiam tarefas que incluem montagem de TVs, conserto de eletrodomésticos, limpeza, assistência de mudança e montagem de móveis.

Um porta-voz da Uber se recusou a comentar as descobertas do código.

Não há garantia de que a empresa lançará tal serviço ou quando, mas o trabalho de engenharia na expansão indica que a Uber avalia tal mudança. A empresa frequentemente testa novos recursos em regiões selecionadas, mas atualmente não está testando nenhum serviço desse tipo.

PUBLICIDADE

Uma mudança para o mercado de tarefas domésticas seria uma expansão significativa para a Uber. Embora a empresa tenha registado o seu primeiro lucro operacional no último trimestre, as vendas aumentaram 14%, a taxa de crescimento mais lenta desde o primeiro trimestre de 2021.

A Uber está à procura de novas fontes de crescimento e formas adicionais de gerar receitas. No ano passado, a empresa de transporte urbano testou um serviço não relacionado chamado Errands para tarefas como entregar flores ou devolver um pedido online.

As descobertas do código revelaram anteriormente que o Uber trabalha em um bot de bate-papo baseado em inteligência artificial para acelerar e melhorar os pedidos no Uber Eats.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Uber: por que o primeiro lucro operacional não foi suficiente para agradar ao mercado

‘Hoje para a empresa é melhor deixar o dinheiro no CDI’, diz CEO do GetNinjas

Chantagem e fraude: o ataque hacker de dois adolescentes contra Uber, Nvidia e GTA