Apple se aproxima de acordo com a OpenAI para colocar ChatGPT no iPhone

Acordo permitiria à Apple oferecer um chatbot popular como parte de uma série de novos recursos de IA que planeja anunciar no próximo mês

A Apple planeja fazer um grande impacto no mundo da IA em junho, quando realiza sua conferência anual para desenvolvedores
Por Mark Gurman e Julia Love
11 de Maio, 2024 | 10:20 AM

Bloomberg — A Apple (AAPL) está prestes a fechar um acordo com a OpenAI para usar a tecnologia da startup no iPhone, como parte de um esforço mais amplo para trazer recursos de inteligência artificial para seus dispositivos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que falaram à Bloomberg News.

As duas partes estão finalizando os termos para um acordo que permitirá o uso de recursos do ChatGPT da OpenAI no iOS 18 da Apple, o próximo sistema operacional do iPhone, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado.

A Apple também teve conversas com o Google (GOOGL) sobre a licença do chatbot Gemini da empresa. Essas discussões ainda não resultaram em um acordo, mas estão em andamento.

Leia também: Apple mira em revolução e praticidade do iPad, mas acerta em desconfiança na IA

PUBLICIDADE

Um deal com a OpenAI permitiria à Apple oferecer um chatbot popular como parte de uma série de novos recursos de IA que planeja anunciar no próximo mês. A Bloomberg News informou em abril que as discussões com a OpenAI tinham se intensificado. No entanto, não há garantia de que um acordo será anunciado tão cedo.

Representantes da Apple, OpenAI e Google se recusaram a comentar.

A Apple planeja fazer um grande impacto no mundo da inteligência artificial em junho, quando realiza a conferência anual de desenvolvedores Worldwide Developers Conference (WWDC).

PUBLICIDADE

Como parte do impulso, a empresa executará alguns dos próximos recursos de inteligência artificial por meio de data centers equipados com seus próprios processadores internos, conforme relatou a Bloomberg News.

No ano passado, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que usa pessoalmente o ChatGPT da OpenAI, mas acrescentou que há “uma série de questões que precisam ser resolvidas”. Ele prometeu que novos recursos de IA chegariam aos produtos da Apple de maneira “muito ponderada”.

Na teleconferência de resultados da Apple na semana passada, ele afirmou que a Apple tem uma vantagem em IA.

“Acreditamos no poder transformador e promissor da IA, e acreditamos que temos vantagens que nos diferenciarão nesta nova era, incluindo a combinação única da Apple de integração de hardware, software e serviços”, disse Cook durante a teleconferência.

Veja mais em Bloomberg.com