Além do ChatGPT: OpenAI aposta em agente de IA que escreve, testa e corrige software

Ferramenta chamada Codex automatiza tarefas como escrita de código, testes e correção de bugs e será testada por usuários pagos do ChatGPT

A ferramenta pode levar de um a 30 minutos para concluir uma tarefa, a depender da complexidade.
Por Shirin Ghaffary
16 de Maio, 2025 | 04:14 PM

Bloomberg — A OpenAI lançou um novo agente de inteligência artificial para usuários do ChatGPT, projetado para ajudar a agilizar o desenvolvimento de software, à medida que a empresa avança em um mercado lotado de startups e grandes empresas de tecnologia que oferecem ferramentas de IA para programadores.

O agente, chamado Codex, será capaz de escrever recursos de software, corrigir bugs e executar testes, disse a empresa em um post de blog na sexta-feira.

PUBLICIDADE

O Codex, que ainda está nos estágios iniciais e tem funcionalidade limitada, é voltado para trabalhadores com algum conhecimento técnico e será lançado primeiro como uma “prévia de pesquisa” para usuários pagos do ChatGPT Pro, Enterprise e Team.

Leia também: OpenAI desafia o Google e passa a permitir que usuários façam compras com o ChatGPT

Um número crescente de empresas de tecnologia, incluindo a Github, de propriedade da Microsoft, o Google e a Anthropic, da Alphabet, oferecem ferramentas de IA para programadores.

PUBLICIDADE

Algumas startups, incluindo a Anysphere e a Windsurf, fabricantes do Cursor, também atraíram usuários e investidores com assistentes de codificação com IA que podem analisar as ações de um desenvolvedor de software e sugerir as próximas linhas.

Em um sinal da importância desse mercado emergente para a empresa, a OpenAI está em negociações para comprar a Windsurf por cerca de US$ 3 bilhões, informou a Bloomberg News. O negócio seria a maior aquisição da empresa até o momento.

Os agentes de IA são anunciados como ferramentas que podem atender a solicitações mais complexas em nome dos usuários com o mínimo de supervisão.

PUBLICIDADE

A OpenAI disse que sua equipe técnica já está usando o agente de codificação diariamente para uma série de trabalhos, desde tarefas repetitivas até ajudar a criar novos recursos. Outras empresas, incluindo a Cisco e a Kodiak, também utilizam a ferramenta, disse a OpenAI.

Leia também: OpenAI estaria interessada na compra do Chrome do Google, diz chefe do ChatGPT

“Estamos vendo um progresso muito rápido na capacidade do modelo de resolver problemas de codificação e engenharia de software”, disse Josh Tobin, líder de pesquisa sobre agentes da OpenAI.

PUBLICIDADE

“Vemos isso como uma maneira particularmente rápida de chegarmos a essa visão de agentes.”

O Codex é executado em uma versão do modelo de raciocínio de IA o3 da OpenAI que é otimizado para engenharia de software. A ferramenta pode levar de um a 30 minutos para concluir uma tarefa, dependendo da complexidade.

A OpenAI também informou que o Codex foi treinado para identificar e recusar solicitações voltadas para o desenvolvimento de software malicioso, um aceno para as preocupações de que os malfeitores poderiam recorrer a agentes de codificação mais sofisticados para ataques cibernéticos e outros usos prejudiciais.

Veja mais em bloomberg.com