Rali de IA impulsiona ações na Europa antes de decisão de juro na zona do euro

Decisão do Banco Central Europeu deve trazer o primeiro corte de juro do ano, e investidores buscam sinais sobre passos seguintes em entrevista subsequente de Christine Lagarde

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
06 de Junho, 2024 | 06:17 AM

Bloomberg Línea — Horas antes de um corte amplamente esperado na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), as ações europeias operavam com ganhos na manhã desta quinta-feira (6).

As ações de tecnologia lideraram os ganhos no índice europeu Stoxx 600 após o setor impulsionar novos recordes históricos em Wall Street na quarta-feira (5).

Os futuros de ações dos EUA operavam perto da estabilidade após o 25º recorde de fechamento do S&P 500 neste ano ontem.

A Nvidia, uma grande beneficiária do enorme fluxo de investimentos em Inteligência Artificial, se tornou a primeira empresa de chips de computador a atingir US$ 3 trilhões em capitalização de mercado.

PUBLICIDADE

“Por trás de muito do otimismo que você vê nos mercados, a tecnologia continua a liderar o grupo”, disse Matt Stucky, gestor de portfólio sênior da Northwestern Mutual Wealth Management. “Se você olhar as revisões de ganhos para ver o que tem funcionado e o que não tem, a tecnologia está liderando.”

O foco se volta para o BCE mais tarde - às 9h15 de Brasília -, quando os traders estarão em busca de orientação sobre o caminho a seguir para a política monetária, especialmente da presidente Christine Lagarde na entrevista coletiva de imprensa depois do comunicado com a decisão.

As opiniões sobre cortes adicionais nas taxas de juros neste ano se tornaram mais cautelosas após dados mostrarem crescimento econômico, inflação e aumentos salariais mais fortes do que o esperado.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- IA na mira do governo. O Departamento de Justiça dos EUA e a Federal Trade Commission vão iniciar investigações sobre o domínio de Nvidia, Microsoft e OpenAI no mercado de IA, segundo o New York Times.

- Opep+ reafirma decisão. O ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse em evento na Rússia esperar a volta a níveis anteriores dos preços do petróleo depois da queda com a decisão do grupo de sinalizar a redução dos cortes na produção a partir de outubro.

- Ozempic na China. A Novo Nordisk pode enfrentar a concorrência de até 15 genéricos do Ozempic e do Wegovy no país asiático se o fim da proteção à patente da semaglutida for antecipado, segundo a Reuters.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de quinta-feira, 6 de junho de 2024dfd
🔘 As bolsas ontem (05/06): Dow Jones Industrials (+0,314%), S&P 500 (+1,18%), Nasdaq (+1,71%), Stoxx 600 (+0,81%), Ibovespa (-0,32%)