Otimismo de americanos com ações atinge o maior nível em 3 anos, diz Fed de NY

Pesquisa da regional do Federal Reserve indica que os ganhos dos ativos nos últimos meses impulsionaram o sentimento positivo entre as famílias americanas

Estátua 'Charging Bull' nos arredores da Bolsa de Nova York: símbolo do mercado em alta (Foto: Michael Nagle/Bloomberg)
Por Matthew Boesler
10 de Junho, 2024 | 01:54 PM

Bloomberg — O otimismo das famílias americanas em relação às perspectivas do mercado de ações atingiu o maior nível em três anos, de acordo com uma pesquisa da regional do Federal Reserve de Nova York.

A probabilidade de que os preços das ações estejam mais altos daqui a um ano atingiu 40,5% no mês passado - a maior desde maio de 2021 - de acordo com os resultados de uma pesquisa mensal com consumidores publicada nesta segunda-feira (10) pelo Fed de Nova York.

O otimismo aumentou de forma geral na maioria das faixas etárias, níveis de escolaridade e regiões.

Um avanço para novas máximas dos principais índices dos EUA ajudou a impulsionar o patrimônio líquido das famílias para um recorde no primeiro trimestre, e as ações continuaram subindo desde então.

PUBLICIDADE

Leia também: Armor reforça o pessimismo com ativos do Brasil e abre aposta contra o real

dfd

Os ganhos podem estar ajudando a apoiar a confiança do consumidor de forma mais ampla: Aaparcela de entrevistados na pesquisa do Fed de Nova York que relatou esperar que sua situação financeira esteja igual ou melhor daqui a um ano subiu para 78,1%, o maior valor desde junho de 2021.

Enquanto isso, as expectativas de inflação pouco se alteraram. A mediana da inflação esperada para um ano à frente caiu de 3,3% para 3,2%, enquanto a inflação esperada para três anos à frente ficou inalterada em 2,8% e a inflação esperada para cinco anos à frente aumentou ligeiramente.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

O que os economistas esperam sobre as projeções no gráfico de pontos do Fed

As ambições do ex-secretário do Tesouro de Trump para chegar ao topo de Wall St