Bloomberg Línea — Um dia depois de atingir sua máxima histórica, o Ibovespa (IBOV) começou esta sexta-feira (9) com nova alta. Logo após a abertura dos mercados, às 11h05, o principal índice da B3 subia 0,60%, aos 137.055 pontos. Na quinta (8), o Ibovespa chegou a saltar 3,2%, para 137.634 pontos, o maior patamar intradiário já registrado. O índice acumula alta de 14% este ano.
As ações mais negociadas na abertura do dia eram as da Azul (AZUL4), que registravam queda de 4,90%, e Cogna (COGN3), com recuo de 2,31%. A Copel (CPLE5) registrava a maior alta do dia no início de sexta-feira (9), com avanço de 18,95%.
O dólar começou o dia com novo recuo. A moeda americana caía 0,13% às 11h05, cotada a R$ 5,65. A divisa recuou quase 9% ante o real no acumulado do ano.
Leia também: Trump anuncia acordo comercial ‘abrangente’ com Reino Unido e diz que outros virão
Wall Street chega ao último dia da semana com um otimismo cauteloso. As ações recuperaram suas perdas da semana em meio à esperança de que as tensões entre os EUA e seus principais parceiros comerciais comecem a diminuir, justamente quando as duas maiores economias do mundo (EUA e China) se preparam para iniciar suas negociações.
Cresceram as especulações de que, embora as negociações entre a China e as autoridades americanas provavelmente não resultem em um acordo abrangente neste momento, elas poderiam pelo menos representar um progresso adicional em termos de apaziguamento das hostilidades comerciais. Os títulos subiram ligeiramente, enquanto o dólar interrompeu uma alta de dois dias.
Leia também: IPCA acelera para 0,43% em abril, acima do esperado por economistas
O presidente dos EUA, Donald Trump, propôs uma tarifa de 80% sobre a China antes das negociações que começariam no sábado (10), instando Pequim a fazer mais para abrir seus mercados aos produtos americanos. Em uma publicação nas redes sociais, o presidente também disse que “muitos acordos comerciais estão em andamento, todos bons (ÓTIMOS!)!”
O S&P 500 começou o dia com alta de 0,4%. O Nasdaq 100 avança 0,5%. O Dow Jones Industrial Average sobe 0,2%.
- Com informações da Bloomberg News