Euro e ações recuam no dia seguinte a resultados de eleição ao Parlamento na UE

Derrotas legislativas de apoiadores de Emmanuel Macron e Olaf Scholz nas duas maiores economias da região levam à reação de investidores em semana de reunião do Fed

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
10 de Junho, 2024 | 05:17 AM

Bloomberg Línea — O euro caiu para seu nível mais baixo em um mês nesta manhã de segunda-feira (10) no dia seguinte à decisão do presidente francês, Emmanuel Macron, de convocar uma votação legislativa na sequência de uma derrota esmagadora nas eleições para o Parlamento Europeu.

A moeda comum caiu 0,5%, em queda junto com as ações europeias e os títulos franceses. As ações do BNP Paribas e do Société Générale recuaram mais de 5%. O Stoxx 600 desvalorizava perto de 0,60%.

Os ganhos da extrema-direita francesa na votação para os legisladores europeus levaram Macron a convocar a eleição antecipada, enquanto ele busca impedir o avanço de sua rival, Marine Le Pen.

Embora o chanceler alemão Olaf Scholz também tenha sofrido perdas humilhantes, os partidos de centro em todo o bloco em grande parte mantiveram terreno.

PUBLICIDADE

O euro já estava em desvantagem no início da semana após sofrer sua maior perda em quase dois meses na sexta-feira, dado que dados de empregos dos EUA mais fortes do que o esperado impulsionaram o dólar.

Agora, o foco se voltará para reunião do Federal Reserve e a atualização de sua previsão para os juros na quarta-feira (12), com os traders menos otimistas sobre as perspectivas de flexibilização da política monetária.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- Apple revela IA. A big tech do iPhone promove hoje a sua conferência anual para desenvolvedores sob expectativa de seu plano de incorporação da IA em aparelhos como o iPhone e um acordo com a OpenAI.

- Recorde de voos. Os efeitos da pandemia no transporte aéreo serão deixados de vez para trás neste verão do hemisfério norte. Haverá 10,5 milhões de voos no mundo no terceiro trimestre, segundo cálculos da BloombergNEF.

- México define Senado. O temor de investidores de “super poder” do partido da presidente eleita, Claudia Sheinbaum, não se concretizou: o Morena ficou com 83 das 128 cadeiras no Senado, aquém das 86 necessárias para mudar a Constituição.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de segunda-feira, 10 de junho de 2024dfd
🔘 As bolsas na sexta (07/06): Dow Jones Industrials (-0,22%), S&P 500 (-0,11%), Nasdaq (-0,25%), Stoxx 600 (-0,22%), Ibovespa (-1,73%)