Payroll dos EUA, a força das big techs e os eventos que movem os mercados nesta sexta

Dados de emprego dos Estados Unidos devem dar o tom os mercados nesta sexta-feira e apontar o rumo da politica de juros do Federal Reserve

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
08 de Dezembro, 2023 | 07:53 AM

Bloomberg Lónea — Os dados de desemprego, abertura de postos de trabalho e salários pagos nos Estados Unidos reportados pelo relatório payroll devem dar o tom dos mercados nesta sexta-feira (8). A divulgação será às 10h30 (horário de Brasília) e contribuirá para a próxima decisão de juros do Federal Reserve, ainda neste mês. Ontem (7), as bolsas de Nova York voltaram a fechar em alta, após ajustes para baixo. A força das big techs voltou a fazer peso nos índices de ações com o lançamento de um novo serviço de inteligência artificial pelo Google.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🇯🇵 PIB do Japão. A economia do Japão encolheu no ritmo mais acentuado desde o auge da pandemia, um resultado que complica o caminho para o Banco do Japão em meio a uma especulação crescente de que o regime de taxas negativas se aproxima do fim. O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu a uma taxa anualizada de 2,9% nos três meses encerrados em setembro em relação ao trimestre anterior, conforme mostram os dados revisados divulgados nesta sexta-feira.

🇪🇺 Acordo Mercosul-UE. A cúpula do Mercosul, onde era planejado concluir o histórico acordo comercial com a União Europeia, encerrou-se na quinta-feira, no Rio de Janeiro, sem qualquer acordo em vista. Os líderes concentraram-se, ao invés disso, em prevenir uma crescente disputa territorial entre a Venezuela e a Guiana. A união formada pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai conseguiu formalmente incluir a Bolívia e assinou um pacto comercial com Singapura - longe de ser suficiente para consolidá-la como uma força para a integração econômica sul-americana.

🤖 A IA do Google. As ações da Alphabet subiram na quinta-feira, quando o lançamento do sistema de IA Gemini diminuiu as preocupações sobre sua posição no mercado de inteligência artificial, altamente competitivo. As ações avançaram 5,3%, o maior ganho percentual diário desde julho, e a recuperação adicionou mais de US$ 87 bilhões ao valor de mercado das ações. Os papéis subiram 55% em 2023, em comparação com o ganho de 46% do índice Nasdaq 100, ou o aumento de 55% da Microsoft, considerada um grande competidor.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Tabela Breakfast 8-12-23dfd

🔘 As bolsas ontem (07/12): Dow Jones Industrials (+0,17%), S&P 500 (+0,80%), Nasdaq Composite (+1,37%), Stoxx 600 (-0,27%), Ibovespa (+0,31%)