Da inflação ao produtor nos EUA aos sinais do consumo na China: os eventos que movem os mercados

Investidores monitoram o PPI nos EUA, indícios de reativação do consumo na China e recordes no S&P 500; Santander contrasta com o setor ao subir bônus de executivos

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
16 de Fevereiro, 2024 | 06:47 AM

Barcelona, Espanha — A agenda de indicadores, com o índice de preços ao produtor dos Estados Unidos programado para hoje, volta a guiar os investidores. Os dados macroeconômicos desfavoráveis dos EUA ontem, sobretudo a queda nas vendas no varejo, atuaram como um impulso para as bolsas. É o velho paradoxo do mercado financeiro: em certas ocasiões, o mal-estar econômico pode ser bem recebido pelos investidores. Neste caso específico, atenuou as preocupações sobre o superaquecimento da demanda, renovando a esperança de flexibilização monetária pelo Federal Reserve (Fed).

Os rendimentos do Tesouro subiam após o recuo de quinta-feira, com os swaps do Fed precificando totalmente um corte nas taxas em junho. O S&P 500 subiu para o seu mais recente recorde histórico na quinta-feira, apagando todas as perdas desta semana.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🪙 Metal reluzente. As ações de mineração se destacam nas negociações europeias. Glencore e Anglo American saltavam mais de 3% em meio ao otimismo de uma recuperação na demanda chinesa por metais.

🚆 Impulso turístico. A retomada das viagens no feriado do Ano Novo Lunar na China sinaliza um possível aumento no consumo na segunda maior economia global, que luta contra a baixa confiança e a deflação. Mais de 61 milhões de viagens de trem foram feitas nos primeiros seis dias do feriado nacional de ano novo, de acordo com relatórios oficiais. Esse foi o número mais alto nos dados compilados pela Bloomberg News nos últimos cinco anos, representando um avanço de 61% frente ao período festivo de 2023.

PUBLICIDADE

🤑 Carteira mais recheada. O Banco Santander está aumentando os bônus para seus banqueiros de investimento após registrar lucro recorde no último ano. A compensação variável no setor de banco corporativo e de investimento terá um aumento médio de 10%, apurou a Bloomberg. Esse movimento é parte da estratégia do Santander de expandir suas operações de banco de investimento nos EUA, incluindo a contratação de diversos profissionais do setor, muitos egressos do Credit Suisse após sua aquisição de emergência pelo UBS Group.

O Santander reportou um lucro atribuível de €11,1 bilhões em 2023, o mais alto já registrado, destacando o desempenho forte de sua franquia CIB nos EUA. Essa decisão de aumentar os bônus difere da tendência de outros grandes bancos europeus, como o Deutsche Bank, UBS Group e Société Generale, que devem reduzir suas bonificações após um ano desafiador para transações, enquanto o Unicredit planeja aumentar a compensação variável em cerca de 16%, de acordo com fontes.

🇬🇧 Alívio para o varejo. As vendas no varejo do Reino Unido registraram o maior aumento mensal em quase três anos em janeiro, alimentando esperanças de que a economia possa estar superando a recessão enfrentada no ano passado. O volume de mercadorias vendidas em lojas e online cresceu 3,4%, o maior desde abril de 2021, quando a economia começava a se recuperar do lockdown, de acordo com o Office for National Statistics. Excluindo o período da pandemia, foi o maior aumento desde 1996. Economistas haviam previsto um aumento de 1,5%.

PUBLICIDADE

📈 O vaivém dos ativos. Os contratos futuros de índices dos EUA operavam quase todos, menos o atrelado ao Dow Jones, em alta. As bolsas europeias subiam.

Na Ásia, as bolsas fecharam todas no azul. Os mercados da China continental permanecem fechados pelo feriado do Ano Novo Lunar.

Os prêmios dos títulos soberanos dos EUA a 10 anos hoje subiam. Os contratos de petróleo WTI se desvalorizavam, mas os ativos atrelados ao ouro subiam. O bitcoin avançava, abaixo dos US$ 52.000.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os mercados esta manhãdfd
🔘 As bolsas ontem (15/02): Dow Jones Industrials (+0,91%), S&P 500 (+0,58%), Nasdaq Composite (+0,30%), Stoxx 600 (+0,58%)
Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.