Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero

Ex-presidente estava na região de Los Ríos, no sul do país, para visita a empresário; segundo informações da mídia local, havia chuva e ventos intensos na hora do acidente

Sebastian Pinera, Chile's president, speaks during the XVI Presidential Summit of the Pacific Alliance in Bahia Malaga, Colombia, on Wednesday, Jan. 26, 2022
06 de Fevereiro, 2024 | 05:10 PM

Bloomberg Línea — O ex-presidente chileno Sebastián Piñera morreu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero em Lago Ranco, na região de Los Ríos, no sul do Chile. A informação foi confirmada pelo seu escritório e pela ministra do Interior e Segurança Pública do país, Carolina Tohá. Ele tinha 74 anos.

Sebastián Piñera estava em Lago Ranco para participar de uma reunião na casa de um amigo, o empresário José Cox. O acidente aconteceu minutos antes das 15h, no horário local, em momento de chuvas intensas e ventos.

Piñera estava acompanhado de quatro pessoas no helicóptero. Três foram encontradas com vida pelos serviços de emergência, de acordo com informações preliminares da mídia local.

O corpo de Piñera foi resgatado pelas autoridades e transportado pela Marinha, já que o helicóptero ficou submerso a 40 metros de profundidade.

PUBLICIDADE

As causas do acidente ainda são investigadas.

O ex-presidente estaria pilotando o helicóptero e tinha acabado de sair de um almoço na casa do empresário José Cox, de acordo com imprensa chilena. A polícia local recebeu um chamado às 14h57 sobre o acidente.

Piñera foi presidente do Partido Renovação Nacional entre 2001 e 2004 e, em maio de 2009, fundou a Coalizão pela Mudança, com a qual foi eleito presidente para um mandato entre 2010 e 2014. Em dezembro de 2017, foi novamente eleito presidente do Chile para o período 2018-2022.

PUBLICIDADE

Antes de ingressar na política, Piñera fez carreira como empresário, e se tornou um dos homens mais ricos do Chile. Ele fundou a companhia de cartões de crédito Bancard e teve participações em empresas nos setores de mídia, aviação e outras áreas.

Ele foi também um dos empresários mais importantes do Chile e acionista da companhia aérea LAN, que posteriormente acertou uma fusão com a brasileira TAM para formar a Latam.

Nascido em 1º de dezembro de 1949, em Santiago, Piñera se formou em economia pela Universidade Católica do Chile e tinha mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

-- Atualizada com mais informações de contexto.

Leia também

Adam Neumann prepara oferta pela WeWork cinco anos após ter sido ‘expulso’

‘Não sacrificamos o investimento para garantir corte de custos’, diz CFO do Itaú